ACIDENTE

Papa Francisco surge de tipoia após machucar o braço em queda no Vaticano

Papa Francisco machuca o braço em queda, mas continua com agenda. Lesão no antebraço é imobilizada como precaução.

O papa está usando uma tipoia
O papa está usando uma tipoia

O papa Francisco machucou seu braço direito após uma queda em sua residência, mas não sofreu fraturas e continuou com sua agenda do dia, disse o Vaticano nesta quinta-feira (16), acrescentando que a lesão tinha afetado o antebraço do pontífice e que este tinha sido imobilizado “como medida de precaução”.

Imagens do papa tiradas pela manhã o mostravam usando uma tipoia simples de pano em volta do pescoço para segurar o braço direito.

Esta é a segunda lesão do papa em um mês e meio -em dezembro do ano passado, ele machucou o rosto em uma outra queda, depois de escorregar ao sair da cama.



O pontífice, que assumiu o cargo em 2013, completou 88 anos em dezembro e frequentemente usa uma bengala ou uma cadeira de rodas para se locomover devido a dores nos joelhos e nas costas.

Ele já sofreu de gripe e problemas relacionados várias vezes nos últimos dois anos. Também passou por uma cirurgia para tratar uma diverticulite em 2021, e por outra para reparar uma hérnia em 2023.

Em uma autobiografia lançada mais cedo na semana, Francisco minimiza as preocupações sobre sua saúde. “Estou bem”, diz ele. “A Igreja é governada usando a cabeça e o coração, não as pernas.”

O papa não nega as limitações de sua idade no livro: “A realidade é, muito simplesmente, que estou velho”, escreve. Ao mesmo tempo, descarta a possibilidade de renunciar, como seu antecessor Bento 16 fez.

“Cada vez que um papa fica doente, os ventos de um conclave sempre parecem estar soprando”
, declara, referindo-se à reunião de cardeais católicos responsável por eleger o próximo pontífice. “A realidade é que, mesmo durante os dias da cirurgia, nunca pensei em pedir demissão.”

CIDADE DO VATICANO, ITÁLIA (FOLHAPRESS) –