MISSA MARCANTE

Papa anda de papamóvel antes de missa que marca início do pontificado

Do seu papamóvel, o papa Leão 14 cumprimentou o público presente na praça São Pedro na manhã deste domingo (18).

Do seu papamóvel, o papa Leão 14 cumprimentou o público presente na praça São Pedro na manhã deste domingo (18).
Do seu papamóvel, o papa Leão 14 cumprimentou o público presente na praça São Pedro na manhã deste domingo (18). Foto: Vatican News

Do seu papamóvel, o papa Leão 14 cumprimentou o público presente na praça São Pedro na manhã deste domingo (18). O percurso, que começou às 4h (9h em Roma), incluiu a via da Conciliazione, principal ligação da Cidade do Vaticano com Roma, e foi até a praça Pia, nas proximidades do castelo de Santo Angelo. Em um dia de sol em Roma, ele acenou para milhares de fiéis.

MISSA

No fim da missa, o papa pronunciou a oração Regina Coeli, que substitui o dominical Angelus no período da Páscoa. Leão 14 mencionou os conflitos em andamento, como na Ucrânia e em Gaza, destacando a fome no território palestino. “Na alegria da fé e da comunhão, não podemos esquecer os irmãos e irmãs que sofrem por causa das guerras. Em Gaza, as crianças, as famílias e os idosos sobreviventes estão reduzidos à fome”, disse.

“Em Mianmar, novas hostilidades ceifaram vidas jovens e inocentes. A martirizada Ucrânia espera finalmente negociações para uma paz justa e duradoura”, disse o papa, que deve se encontrar ainda neste domingo com o presidente Volodimir Zelenski.



Antes, ele afirmou ter sentido a presença de Francisco durante a missa. “Senti fortemente a presença espiritual do papa Francisco, que do céu nos acompanha nesta dimensão de comunhão dos santos”.

ANDRÉ FONTENELLE E MICHELE OLIVEIRA