
A Organização das Nações Unidas (ONU) divulgou na terça-feira (23/9) uma foto na qual o presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, assiste ao discurso do presidente brasileiro Luiz Inácio Lula da Silva na abertura da Assembleia Geral da ONU, em Nova York.
Durante sua fala, Lula reforçou a defesa da soberania do Brasil e criticou as “sanções arbitrárias”, em referência direta ao governo de Trump. Ele afirmou que o Brasil não aceitará tutelas externas e que “democracias sólidas vão além do ritual eleitoral”. Além disso, o presidente brasileiro criticou a ONU, dizendo que a organização está em xeque e que a desordem internacional está sendo consolidada por concessões à política do poder.
Após o discurso de Lula, Trump também discursou na Assembleia Geral da ONU, onde afirmou ter tido “química excelente” com o presidente brasileiro e que ambos concordaram em se encontrar na próxima semana. No entanto, Trump também criticou o Brasil, afirmando que o país só poderá melhorar se trabalhar com os Estados Unidos.
A divulgação da foto pela ONU e os comentários dos dois líderes indicam uma aproximação entre os países, embora haja divergências em questões políticas e econômicas.