O Ministério da Justiça informou ontem que vai pedir a imediata extradição da deputada licenciada, Carla Zambelli, condenada a dez anos de prisão por invadir sistema do CNJ e que foi presa ontem, 29, na Itália. De acordo com nota emitida pelo MJ, o processo de extradição está previsto na legislação italiana e “nos acordos internacionais dos quais o Brasil é signatário”.
O fato de Zambelli ser cidadã italiana não inviabiliza que ela seja enviada ao Brasil para cumprir a pena à qual foi condenada. (CNN Brasil). Carla será submetida ao processo de extradição, conforme os trâmites previstos na legislação italiana e nos acordos internacionais dos quais o Brasil é signatário, informa o Ministério da Justiça.
A deputada licenciada foi presa por autoridades italianas em Roma. De acordo com a Polícia Federal, agentes brasileiros e da Interpol participaram da operação, oferecendo informações sobre o paradeiro da brasileira. Foragida há dois meses, Zambelli tentava escapar do cumprimento de um mandado de prisão emitido pelo ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal (STF).
Oficializado no dia 11 de junho pelo ministro, o pedido de extradição foi enviado pelo Itamaraty ao governo italiano. O documento contém a cópia da deliberação que condenou a parlamentar e os artigos do Código Penal que fundamentaram a decisão.
“A Sra. Carla Zambelli Salgado de Oliveira, de maneira livre, consciente e voluntária, comandou a invasão a sistemas institucionais utilizados pelo Poder Judiciário, mediante planejamento, arregimentação e comando de pessoa com aptidão técnica e meios necessários ao cumprimento de tal mister, com o fim de adulterar informações, sem autorização expressa ou tácita de quem de direito”, diz o texto.
Moraes também indicou as garantias que o Brasil vai dar para Carla Zambelli se a Itália autorizar a extradição, entre elas, não submeter a licenciada a prisão ou processo por fato anterior ao pedido de extradição; não impor pena perpétua; não agravar a pena por motivos políticos e não submeter a parlamentar a tortura ou a tratamentos desumanos ou degradantes.