Nesta segunda-feira (14), Katy Perry e outras cinco mulheres participaram de uma missão histórica ao espaço, a bordo da nave New Shepard, da Blue Origin, empresa de Jeff Bezos. A NS-31 foi a primeira missão espacial totalmente tripulada por mulheres, marcando um novo capítulo na presença feminina na exploração espacial.
O lançamento aconteceu às 10h30 (horário de Brasília), a partir de uma base no leste do Texas, próxima à cidade de Van Horn. A cápsula ultrapassou a Linha de Kármán — a 100 km de altitude —, considerada o ponto que separa a Terra do espaço.
Durante os pouco mais de 10 minutos de voo, o foguete atingiu mais de 3.700 km/h. A separação entre o propulsor e a cápsula ocorreu por volta dos três minutos e meio de missão. As passageiras experimentaram cerca de quatro minutos em microgravidade antes do início da descida. O propulsor pousou por volta dos 7min20s e, aos 10min21s, a cápsula tocou o solo, com auxílio de paraquedas.
Lauren Sánchez foi a primeira a deixar a cápsula, seguida por Katy Perry, que emocionou ao beijar o chão ao desembarcar. Também estavam na missão a engenheira aeroespacial Aisha Bowe, a cientista Amanda Nguyen, a produtora Kerianne Flynn e a jornalista Gayle King.
Logo após o pouso, as astronautas falaram sobre a experiência. Gayle contou que, após o momento de gravidade zero, Katy cantou What a Wonderful World, de Louis Armstrong. “Pedimos para ela cantar Roar, mas ela respondeu que aquele momento era sobre o mundo, não sobre ela”, disse a jornalista. Katy completou: “Nunca imaginei cantar essa música no espaço. Tudo isso é para o bem da Terra e das próximas mulheres que virão”.
A cantora também levou uma margarida na missão, em homenagem à filha Daisy — cujo nome significa exatamente isso em inglês. “As margaridas são comuns, mas fortes e resilientes. Essa experiência só perde para ser mãe”, afirmou.