
Na ausência do Papa Francisco, internado desde 14 de fevereiro por uma infecção polimicrobiana bilateral, o cardeal irlandês Kevin Joseph Farrell assume o comando da Igreja Católica. O Papa iniciou sua internação em 14.fev.2025. O cargo de Camerlengo, ocupado por Farrell desde 2019, é crucial durante períodos em que o pontífice está incapacitado.
O termo “camerlengo” vem do latim medieval “camarlingus”, significando “funcionário da câmara do soberano”. O Camerlengo administra a Igreja e o Vaticano em situações como viagens, internações ou o falecimento do Papa, até a eleição de um novo pontífice. Ele também organiza o funeral do Papa e lidera o conclave.
A estrutura hierárquica do Vaticano divide cada país em dioceses, lideradas por bispos nomeados pelo Papa. Dentre eles, são selecionados os cardeais, que formam o conclave responsável pela eleição do novo Papa. Até o final de seu oitavo consistório, Papa Francisco terá nomeado 83 dos 132 cardeais eleitores, quase dois terços do total.
Kevin Joseph Farrell, nascido em Dublin, Irlanda, possui uma destacada trajetória acadêmica e eclesiástica. Formou-se em filosofia e teologia pela Universidade de São Tomás em Roma, com estudos adicionais na Universidade de Salamanca, na Espanha, e na Pontifícia Universidade Gregoriana, em Roma. Ordenado sacerdote em 1978 no Vaticano, Farrell foi nomeado membro da Congregação para o Culto Divino e Disciplina dos Sacramentos em 1º.jun.2022, antes de sua nomeação como Camerlengo.