O ativista político conservador Charlie Kirk foi baleado em um evento em uma universidade pública em Utah na quarta-feira, de acordo com relatos da mídia local.
Kirk é o co-fundador da Turning Point USA, uma organização de base que promove políticas conservadoras em escolas secundárias e universidades. O grupo e seu braço de campanha, Turning Point Action, têm sido creditados por mobilizar apoio ao Presidente Donald Trump e ao Partido Republicano nos últimos anos, especialmente entre os eleitores mais jovens.
Kirk estava em Utah na quarta-feira conversando com estudantes da Utah Valley University, uma universidade pública em Orem, Utah.
Minutos antes do tiroteio relatado, Kirk postou fotos e vídeos do evento nas redes sociais.
“ESTAMOS. DE VOLTA,” escreveu Kirk no X. “A Universidade do Vale de Utah está ANIMADA e PRONTA para a primeira parada de volta na Turnê do Retorno Americano.”
O vice-presidente JD Vance postou no X: “Rezem por Charlie Kirk, um cara genuinamente bom e um jovem pai.”
O diretor do FBI, Kash Patel, disse que a agência estava “monitorando de perto” os eventos na universidade e afirmou que os agentes estariam “no local rapidamente”.
Mike Lee, o senador republicano de Utah, disse em uma postagem no X: “Estou acompanhando de perto a situação na Utah Valley University.” Por favor, junte-se a mim em oração por Charlie Kirk e os estudantes reunidos lá”.
Fonte: Financial Times