RIO (AG) – Imagens divulgadas, nesta segunda-feira, pelo Comando Central dos Estados Unidos mostram a construção do píer flutuante no Mar Mediterrâneo que será usado na ajuda humanitária aos moradores da Faixa de Gaza. A estrutura custará cerca de US$ 320 milhões, o equivalente a cerca de R$ 1,6 bilhão.
O píer deverá ajudar no fornecimento de dois milhões de refeições por dia aos habitantes de Gaza, segundo a BBC. A expectativa é que a estrutura fique pronta dentro de uma semana.
– No momento, você está vendo a construção daquele cais flutuante e temporário, e então, você começará a ver a construção da ponte. Eventualmente, essa ponte será… empurrada para a costa e protegida pelas Forças de Defesa de Israel – disse Sabrina Singh, porta-voz do Departamento de Defesa dos Estados Unidos, nesta segunda-feira.
A ONU estima que 2,2 milhões de pessoas, a grande maioria da população, estejam ameaçadas pela fome em Gaza, especialmente no norte, onde destruição, combates e saques tornam quase impossível o transporte de ajuda humanitária. Ainda assim, grupos de ajuda internacional alertam que o envio de ajuda humanitária aérea e marítima não deve substituir adequadamente as entregas em Gaza por terra.
– É mais fácil, mais rápido e mais barato, especialmente se soubermos que precisamos sustentar a assistência humanitária para os habitantes de Gaza por um longo período de tempo – afirmou a coordenadora de ajuda da ONU para o território palestino, Sigrid Kaag, em uma reunião a portas fechadas do Conselho de Segurança na quinta passada, assegurando que “o ar ou o mar não substituem o que precisamos ver chegar por terra.”