DESPERDÍCIOS

Hotéis usam estratégias para reduzir exageros nos buffets de café da manhã

Hotéis adotam estratégias sutis nos buffets de café da manhã — como pratos menores, porções individuais e avisos contra desperdício — para evitar exageros e reduzir o consumo de alimentos.

Hotéis adotam estratégias sutis nos buffets de café da manhã — como pratos menores, porções individuais e avisos contra desperdício — para evitar exageros e reduzir o consumo de alimentos.
Hotéis adotam estratégias sutis nos buffets de café da manhã — como pratos menores, porções individuais e avisos contra desperdício — para evitar exageros e reduzir o consumo de alimentos.

Croissants quentinhos, pães frescos, ovos mexidos e uma variedade de sucos costumam dar as boas-vindas aos hóspedes no café da manhã de hotel. Mas, por trás do convite ao exagero, existe um planejamento cuidadoso para evitar desperdício e estimular escolhas mais moderadas.

De acordo com a especialista em comportamento do consumidor Kelly L. Haws, em artigo publicado no Daily Mail, o chamado “efeito variedade” faz com que a grande oferta de itens leve as pessoas a servir porções maiores do que precisam. Para equilibrar essa tendência, muitos hotéis adotam truques sutis.

Entre as estratégias mais comuns estão o uso de pratos menores, que dificultam empilhar grandes quantidades de comida, e a oferta de porções individuais — como iogurtes em potes e pães já fatiados — em vez de travessas generosas. Avisos nas mesas, como “evite desperdício”, também reforçam o consumo consciente.

O objetivo, segundo especialistas, não é restringir a experiência, mas garantir que os hóspedes aproveitem o café da manhã sem exageros e que os estabelecimentos reduzam o desperdício de alimentos.

Débora Costa

Coordenadora do site Diário do Pará

Graduada em Comunicação Social - Jornalismo pela UNAMA (Universidade da Amazônia). Especialista em Comunicação Corporativa e Marketing Empresarial com ênfase em mídias e redes sociais. Coordena o site Diário do Pará, parte do Grupo RBA, desde 2010. Ao longo da carreira, atuou na cobertura de diversas editorias, além de ter experiência no veículo de TV e na Coordenação do Núcleo de Mídias Digitais. 📍 Nascida em Belém-PA 📌 Redes Sociais: 📷 Instagram: @debboracosta 🐦 X: @debboracosta 💼 LinkedIn

Graduada em Comunicação Social - Jornalismo pela UNAMA (Universidade da Amazônia). Especialista em Comunicação Corporativa e Marketing Empresarial com ênfase em mídias e redes sociais. Coordena o site Diário do Pará, parte do Grupo RBA, desde 2010. Ao longo da carreira, atuou na cobertura de diversas editorias, além de ter experiência no veículo de TV e na Coordenação do Núcleo de Mídias Digitais. 📍 Nascida em Belém-PA 📌 Redes Sociais: 📷 Instagram: @debboracosta 🐦 X: @debboracosta 💼 LinkedIn