CONDENADO

Gérard Depardieu é condenado a 18 meses de prisão por agressões sexuais na França

De acordo com a agência Associated Press (AP), Depardieu foi considerado culpado por agredir sexualmente duas mulheres.

Reprodução
Reprodução

O ator e cineasta francês Gérard Depardieu, de 76 anos, foi condenado nesta terça-feira (13) a 18 meses de prisão por agressões sexuais cometidas durante as filmagens do longa Les Volets Verts, em 2021. A decisão foi tomada por um tribunal francês, mas o cumprimento da pena não será imediato.

De acordo com a agência Associated Press (AP), Depardieu foi considerado culpado por agredir sexualmente duas mulheres — uma cenografista de 54 anos e uma assistente de 34 — no set de gravação do filme dirigido por Jean Becker.

Além da pena de prisão, o ator foi incluído no cadastro nacional de criminosos sexuais da França e condenado a pagar uma indenização de 29.040 euros (aproximadamente R$ 183 mil) às vítimas.

Durante o julgamento, realizado em março, Depardieu negou as acusações de cunho sexual. Ele admitiu ter usado linguagem vulgar e ter tocado uma das vítimas durante uma discussão, mas alegou que não teve intenção sexual.

O ator, que não compareceu à audiência final, é uma das figuras mais conhecidas do cinema francês a enfrentar condenações no contexto do movimento #MeToo. Com mais de 200 produções no currículo, Gérard Depardieu foi indicado ao Oscar em 1991 pelo papel-título no filme Cyrano de Bergerac.