
Maior economia do mundo e tradicional ator nas negociações climáticas, os EUA deixam um vácuo diplomático difícil de preencher após decisão do governo Donald Trump, que eliminou definitivamente a possibilidade de os Estados Unidos participarem oficialmente da COP30.
O governo americano fechou o Escritório de Mudança Global do Departamento de Estado, e demitiu todos os servidores envolvidos em trabalhos científicos sobre o tema política climática internacional, deixando o país sem estrutura para participar formalmente das negociações.
Em janeiro deste ano, os Estados Unidos já haviam anunciado que o país sairia do Acordo de Paris. Com o acirramento recente das relações entre Brasil e Estados Unidos, o governo Trump descarta definitivamente a possibilidade de participar do maior evento mundial sobre mudanças climáticas.
COP30 e a ausência dos Estados Unidos
A COP30, que ocorrerá entre 10 e 21 de novembro de 2025 em Belém, no Pará, já nasce com um grande ponto de interrogação: os Estados Unidos não devem enviar delegação oficial ao evento.