O presidente eleito dos Estados Unidos, Donald Trump, tomará posse nesta segunda-feira (20) junto seu vice, J.D. Vance.
O evento costuma acontecer ao ar livre. Mas a previsão de frio extremo, com temperaturas de -4ºC a -13ºC, fez Trump anunciar a mudança do local do evento para a Rotunda do Capitólio nesta sexta (17).
Com isso, o público não poderá acompanhar o ato pessoalmente. Em vez disso, o Capital One Arena espaço em Washington onde ele deve fazer seu último comício, no domingo (19), com capacidade para 20 mil pessoas estará aberto para o público e transmitirá a posse ao vivo em telões.
Outros planos alternativos devem ser anunciados ao longo do fim de semana, já que mais de 250 mil pessoas haviam comprado ingressos para assistir à posse em áreas próximas à sede do Congresso.
A cerimônia de investidura em si é, no entanto, só uma de muitos eventos que acontecem na data. Veja abaixo o cronograma.
Posse de Donald Trump e J.D. Vance: Cerimônias e Tradições
Serviço na Igreja St. John
A cerimônia começa com o tradicional serviço na Igreja Episcopal de St. John, localizada a poucos metros da Casa Branca.
Chá na Casa Branca
Trump é recebido pelo presidente Joe Biden para um chá na Casa Branca, antes da cerimônia de posse.
Juramento e Cerimônia de Posse
A cerimônia de posse inicia às 9h30 (11h30 em Brasília) com apresentações musicais, incluindo o hino americano, interpretado pela cantora country Carrie Underwood. Às 11h30 (13h30 em Brasília), começam as declarações iniciais. A Constituição dos EUA determina que o poder seja transferido oficialmente ao meio-dia (14h em Brasília).
Vance faz seu juramento primeiro, seguido por Trump, conduzido pelo presidente da Suprema Corte, John Roberts. Trump faz o juramento com duas Bíblias: uma que ganhou de sua mãe em 1955 e outra, histórica, usada por Abraham Lincoln em sua posse de 1861.
O juramento é acompanhado por um público restrito, com a presença de congressistas, chefes de Estado e convidados especiais.
Assinatura de Documentos na Sala do Presidente
Após a posse, Trump e Vance se dirigem à Sala do Presidente no Capitólio, onde o novo presidente assina seus primeiros documentos oficiais, incluindo nomeações e ordens executivas. Estima-se que Trump assine cerca de cem decretos em seu primeiro dia de mandato.
Almoço de Posse
O novo presidente e sua vice, Vance, participam de um almoço de posse no Salão de Estátuas do Capitólio, promovido pelo Comitê Conjunto do Congresso para Cerimônias de Posse (JCCIC).
Inspeção de Tropas
Por volta das 15h (17h em Brasília), Trump e Vance realizam uma cerimônia de inspeção das tropas do Exército, um símbolo da transição pacífica de poder.
Desfile de Comemoração
Normalmente, após a inspeção de tropas, ocorre um desfile do Capitólio até a Casa Branca. No entanto, devido às condições climáticas e precedentes, este ano não haverá cortejo. Trump pretende se reunir com seus apoiadores no Capital One Arena.
Assinatura de Documentos no Salão Oval
Ao chegar à Casa Branca, Trump e Vance participam da última cerimônia oficial do dia, assinando documentos no Salão Oval, já preparado para o novo presidente. A Casa Branca, agora livre dos pertences de Biden, é novamente ocupada pelos republicanos.
Bailes do Comandante-em-Chefe, da Liberdade e Starlight
Após os eventos oficiais, Trump discursará nos três principais bailes de posse: do Comandante-em-Chefe, da Liberdade e Starlight. Ele estará acompanhado da primeira-dama Melania e de seus assessores. Além desses, outros 15 bailes não oficiais também serão realizados em Washington e em várias partes do país, um número inferior aos 25 eventos de 2017.
Detalhes da Posse:
- Data: Segunda-feira, 20 de janeiro, a partir das 14h (horário de Brasília)
- Local: Capitólio dos EUA, Washington, D.C.
Gabriel Barnabé / São Paulo, SP (Folhapress)