Uma das principais atrações turísticas de Lisboa, o Elevador da Glória, descarrilhou e tombou nesta quarta-feira, deixando pelo menos 15 pessoas mortas e dezenas de feridos. Uma brasileira, identificada apenas como Yasmin, que estava próxima ao local, contou à CNN que usava o veículo todos os dias, mas optou por ir caminhando nesta quarta.
“Diariamente eu uso, tanto para subir, quanto para descer. Só que hoje, para descer, eu pensei: ‘não, vou andando’. Quando me deparei, saindo aqui em frente ao hotel, o elétrico já estava tombado, as pessoas gritando, muita gente no chão, já sem vida. Fiquei para ajudar uma senhora que, inclusive, eu ainda estou aguardando notícias dela. É uma cena que eu nunca tinha visto”, disse a brasileira. “Provavelmente estava cheio. Turistas, portugueses, esse horário é bem cheio, porque é o horário que normalmente eu pego.”
“Muita gente gritando, muito sangue. Eu nunca vi isso. […] A princípio, as pessoas que estavam ali disseram que só as pessoas que estavam dentro [foram atingidas]”, contou Yasmin.
“Muitas, muitas madeiras, ferragens, pessoas, tudo. Era um cenário crítico. Conforme a gente foi chegando mais perto, uma senhora conseguiu sair por um dos vãos, foi quando eu fui ajudá-la, porque havia uma senhora alemã tentando falar com ela, mas ela não falava inglês, então, como eu falo português, ela me pediu para ligar para o filho dela. Estou em contato com os parentes dela e fiquei aqui até ela ser atendida. Só estou aguardando notícias dela.”
Segundo o Diário de Notícias, equipes de emergência e agentes da polícia estão no local, na tentativa de resgatar pessoas que ainda estão presas às ferragens do tradicional bondinho. Mais de 62 agentes e 22 veículos foram deslocados para o local para o resgate das vítimas de acidente, que teria ocorrido no trecho da Avenida da Liberdade.
“Houve uma ocorrência com vítimas, mas ainda não é possível determinar o número exato nem a gravidade dos ferimentos”, afirmou uma fonte ao jornal local Correio da Manhã.
As operações de socorro continuam no local, com reforço de meios de emergência. Segundo a CNN Portugal, as causas técnicas do acidente ainda não foram divulgadas e deverão ser investigadas posteriormente.
‘Se desfez como uma caixa de papelão’: testemunhas e especialistas revelam detalhes de acidente envolvendo bondinho em Lisboa
Ao Jornal de Notícias, a diretora da Proteção Civil, Margarida Castro Martins, disse que as causas do acidente podem estar relacionadas com “cabos e com a forma de funcionamento dos elétricos porque eles funcionam de forma compensada”.
Inaugurado em 1885, o Elevador da Glória, além de um meio de transporte para a população local, é também uma atração turística que recebe diariamente centenas de passageiros. O acidente, no entanto, deixa uma série de dúvidas sobre a segurança e a manutenção da infraestrutura centenária.
O elevador da Glória, que pode transportar até 43 passageiros, liga a Praça dos Restauradores ao Bairro Alto e é uma das principais atrações turísticas da capital portuguesa, transportando anualmente mais de três milhões de passageiros.
Luciano Ferreira