Foto: Sarah Meyssonnier/Reuters
Foto: Sarah Meyssonnier/Reuters

O ex-presidente francês Nicolas Sarkozy chegou à prisão nesta terça-feira, 21, para cumprir a pena de cinco anos por conspiração criminosa para financiar sua campanha presidencial de 2007.

À época, Sarkozy tentou obter recursos ilícitos a partir da Líbia, durante o regime do ditador Muammar Gaddafi (1942-2011). Segundo a agência Reuters, ele foi de carro até a prisão, caminhando com sua esposa Carla Bruni e aplaudido por uma multidão de apoiadores que gritavam “Nicolas, Nicolas”.

Ele é o primeiro ex- líder francês a ser preso desde o colaborador nazista Marechal Philippe Pétain, após a Segunda Guerra Mundial. Antes de seguir para a prisão, ele publicou uma mensagem no X (antigo Twitter) dizendo ser vítima de vingança e ódio:

“Quero dizer (ao povo francês), com a força inabalável que tenho, que não é um ex-presidente da República que está sendo preso esta manhã — é um homem inocente”, disse ele.

Ainda segundo as informações da Reuters, a condenação do ex-presidente francês encerrou anos de batalhas legais sobre alegações de que sua campanha de 2007 recebeu milhões em dinheiro ilícito do antigo ditador da Líbia.

Embora Sarkozy tenha sido considerado culpado de conspirar com assessores próximos para orquestrar o esquema, ele foi absolvido de receber ou usar pessoalmente os fundos. Ele negou consistentemente qualquer irregularidade e afirmou que o caso teve motivação política.

Assista o momento da chegada na prisão:

Editado por Débora Costa