Imagine um lugar onde o tráfego de veículos é restrito e limitado a algumas estradas; tem praias, tirolesa que termina em uma delas; vista maravilhosa para o pôr do sol; mirante; resorts; pousadas e um centrinho onde é possível curtir bons restaurantes, bares pé na areia, lojas diversas e balada. Esse lugar que consegue reunir tudo isso é Morro de São Paulo, um balneário do município de Cairu, no arquipélago de Tinharé, na Bahia.
Morro de São Paulo fica a cerca de 60 quilômetros de Salvador, pode ser acessado de avião, a partir da capital até o município mais próximo, Valença; de lancha e catamarã, ou em uma viagem rodofluvial, a mais comum e que dura cerca de 3h30, sendo oferecida por agências de turismo.
A chegada em Morro de São Paulo já mostra que o lugar é peculiar. Como não há carros trafegando e o desembarque é ao pé do morro, os “Ubers” são carros de mão levados pelos moradores e servem para transportar tanto as malas dos visitantes quanto pessoas com dificuldade de locomoção ladeira acima, até se chegar ao centrinho. É fortemente recomendado que se contrate um desses carregadores, afinal é preciso ter fôlego e um bom preparo físico para subir.
Nesse pequeno centro de Morro é onde ficam as pousadas e pequenos hotéis. Para quem gosta de praia, mas não abre mão das amenidades urbanas e de uma balada ao fim do dia, é o lugar ideal para se hospedar. É lá que fica a Toca do Morcego, um bar onde a atração principal é contemplar o pôr do sol; além do farol do balneário e a tirolesa, uma das mais extensas do país e que termina com um banho de mar na Primeira Praia.
As praias são chamadas pela numeração, tem a Segunda, a Terceira, a Quarta e a Quinta. Quanto mais se avança, mais tranquilidade se tem. Na Quarta Praia é onde fica localizado o Eco Resort Patachocas, com uma estrutura imensa e isolada, com piscina, quadras poliesportivas, acesso à praia, serviços de animação, bar, restaurante, aluguel de bicicletas e um café da manhã farto em meio a muita natureza. São inúmeros chalés onde os hóspedes ficam hospedados. Um verdadeiro paraíso para se desconectar da cidade grande.
A Quarta Praia tem uma extensa faixa de areia branca e um mar calmo e raso, um convite a relaxar. Alugar uma bicicleta e passear pelos mangues até chegar à Quinta Praia é uma experiência inesquecível em um cenário deserto.
Aos banhistas, o único cuidado que se deve ter é com as caravelas, aquelas espécies de águas vivas que habitam por lá e que, não raro, podem causar queimaduras nos mais distraídos. Mas, nada que um pouco de vinagre no local afetado não resolva.
Morro de São Paulo é um paraíso ‘roots’, daqueles que quando se vai uma vez nunca mais se esquece e bate sempre aquela vontade de voltar. Afinal, quem não quer desfrutar um pouco de um paraíso na Terra? Bom domingo!
Nos siga no Instagram: @colunadiariodebordo
Fale com o colunista: [email protected]