Notícias

Moradores de Novo Progresso estão entre terroristas presos no DF

Manifestantes invadem Congresso, STF e Palácio do Planalto.  Foto: Marcelo Camargo/Agência Brasil
Manifestantes invadem Congresso, STF e Palácio do Planalto. Foto: Marcelo Camargo/Agência Brasil

Por Gerson Nogueira e Carol Menezes

Manifestantes golpistas de Novo Progresso, maior reduto bolsonarista do Estado, estão entre os terroristas presos no Distrito Federal após a participação nos atos terroristas contra as sedes dos Três Poderes, no domingo (8), em Brasília, DF. Da relação divulgada pela Secretaria de Administração Penitenciária (Seap-DF) consta o nome de Pâmela Luana Missio, dona de uma madeireira no município paraense. O marido dela e cerca de 30 moradores de Novo Progresso também estão presos em Brasília. São pessoas ligadas ao agronegócio e ao setor madeireiro.

CRIMES

A Seap-DF não divulga Estados e cidades dos terroristas presos, por isso é difícil identificar todos os paraenses ou pessoas residentes no Pará recolhidas aos presídios da Papuda e Colméia (feminino). Míssio e esposa Pamela Míssio participaram dos atos de invasão das sedes dos Três Poderes em Brasília. Como os demais presos, o casal é investigado por crimes como golpe de Estado, roubo, lesão corporal, vandalismo e outros. Ao todo, 1.159 golpistas foram presos, mas 684 foram liberados por “razões humanitárias”, mas continuam sob investigação.

COMISSÃO

Com a instituição da Comissão Permanente para Gerenciamento de Crises do Ministério Público do Pará, o procurador-geral de Justiça César Mattar Jr. designou os promotores Armando Brasil Monteiro e Muller Marques Siqueira para integrarem o colegiado, que foi criado em função dos atos golpistas ocorridos em Brasília no último dia 8 de janeiro. Para ocupar a função de secretário, o procurador indicou o assessor da PGJ, Érik Luiz de Nunes Valente. A designação dos integrantes da comissão terá duração de 80 dias, podendo ser prorrogada por igual período, caso seja necessário.

TERRORISMO

Advogados e juristas alertam para as imensas dificuldades que pessoas presas e denunciadas pelo ataque terrorista em Brasília enfrentarão para tentar limpar seus nomes futuramente. Os indiciados serão enquadrados como terroristas. É provável que, quando a poeira baixar e o arrependimento chegar, muitos irão tentar se livrar desta pecha, mas é improvável que as acusações sejam retiradas, principalmente depois dos julgamentos. Até mesmo o direito à proteção de dados (e ao apagamento) na internet não pode beneficiar pessoas denunciadas por crime tão grave.

SABOTAGEM

Não vive apenas de atos de vandalismo a mobilização golpista no país. Há quem esteja agindo contra o novo governo através da remarcação irregular de preços. Isso ocorre, por exemplo, na Farmácia Popular, que já havia sofrido amplo processo de esvaziamento através de atos do ex-presidente da República. Agora, sem que novos reajustes tenham sido autorizados, vários estabelecimentos aumentaram os preços dos remédios em até 80%, para espanto e indignação dos consumidores, geralmente pessoas de baixa renda. Com a palavra, o Procon e demais órgãos de fiscalização.

INQUÉRITO

A Promotoria Militar vai instaurar inquérito policial militar (IPM) para apurar um episódio de violência em abordagem policial, envolvendo três PMs, filmados durante invasão a uma casa no bairro do Barreiro, em Belém. Um deles é visto dando um chute em um homem já imobilizado. As imagens foram divulgadas na internet e chegaram ao promotor de Justiça Militar, Armando Brasil, que oficiou à Corregedoria da PM, pedindo o afastamento dos três militares e instaurou notícia de fato sobre o caso na Promotoria Militar para a devida identificação dos envolvidos na agressão.

REGULARIZAÇÃO

Com a entrega de mais de 300 títulos de propriedade a moradores de Fátima, na sexta-feira à noite, a Prefeitura de Belém deu por regularizada a totalidade das moradias do bairro, através do Programa Terra da Gente. A regularização fundiária da capital é parte de um esforço da PMB para garantir moradia e segurança habitacional a toda a população. Na capital paraense, mais de 20 mil moradores já foram beneficiados com o Terra da Gente, que é feito em cooperação com o Governo do Estado. O bairro de Fátima foi um dos primeiros a receber o programa.

AGENDA

O Planejamento Estratégico de Longo Prazo do Estado do Pará – Pará 2050, a ser lançado amanhã (16), às 9h, no auditório do Instituto de Ciências Jurídicas da UFPA, foca no desenvolvimento coletivo de uma agenda estratégica do Estado, que guiará intervenções para atender demandas da população. O evento deve reunir 300 participantes, incluindo 75 gestores do Executivo estadual; oito gestores dos demais poderes; 11 representantes de órgãos federais e de duas instituições internacionais; além de 82 prefeitos e representantes de organizações não governamentais (ONGs).

LINHA DIRETA

Uma das ações de Jader Filho (MDB) no Ministério das Cidades na retomada das obras do Minha Casa, Minha Vida e do PAC será dialogar com o todos os sindicatos estaduais da indústria da construção para que as peculiaridades regionais – climáticos, de hábitos, culturais etc. – sejam consideradas nas unidades que serão entregues.

O Fundo das Nações Unidas para a Infância alerta: no Brasil, três em cada dez crianças não receberam vacinas necessárias para protegê-las de doenças potencialmente perigosas. Ainda de acordo com o Unicef, as regiões Norte e Nordeste apresentam os indicadores mais baixos de imunização infantil.

Segundo estudo do Dieese/PA, mesmo com uma conjuntura ainda complicada, Belém se mantém como o município paraense que mais gera oportunidades de empregos formais entre os municípios paraenses. Entre 2013 e 2022, o número de pessoas em média admitidas na capital foi  de aproximadamente 100 mil pessoas/ano.

Eleita em dezembro, a nova Diretoria da Sociedade de Anestesiologia do Pará para o biênio 2023/2024 já está em exercício. Compõem o presidente e vice-presidente eleitos por aclamação, Cesar Collyer Carvalho e Bruno Oliveira de Matos, respectivamente, além do conselho fiscal formado por Angela Susume, Harábia C. da Costa e Mário de Nazareth Fascio.

Entregue no aniversário de Belém, 12 de janeiro, a Usina da Paz do Guamá, nona unidade aberta pelo governo do Estado e a quinta só na capital, teve tanta procura já no primeiro dia de funcionamento, sexta (13), que além dos 500 atendimentos realizados houve filas até do lado de fora de pessoas em busca de matrícula para as atividades físicas e esportivas.

Se a academia que você frequenta está parecendo mais lotada em janeiro, saiba que isso é um “problema” enfrentado por todos os brasileiros, que estão em 2º no ranking dos que mais frequentam academia do mundo, com mais de 21%. O país fica atrás somente da Índia, com uma porcentagem de 24%.