Notícias

Médicos se concentram no Sul e Sudeste e 'esquecem' Norte e Nordeste

O Hospital Ophir Loyola (HOL) anunciou a realização de Processo Seletivo Simplificado (PSS) para profissionais Médicos
 Foto: Divulgação
O Hospital Ophir Loyola (HOL) anunciou a realização de Processo Seletivo Simplificado (PSS) para profissionais Médicos Foto: Divulgação

Por Gerson Nogueira e Carol Menezes

O estudo “Demografia Médica no Brasil 2023” indica que o número de médicos cresceu acima do esperado no Brasil nas últimas duas décadas, com média de 2,6 profissionais por mil habitantes, muito semelhante à média de Canadá e Estados Unidos. O problema é que a distribuição pelo país mostra-se ainda desigual, com forte presença de médicos nas regiões Sul, Sudeste e Centro-Oeste. O Norte tem 1,45 médico por mil habitantes e o Nordeste 1,93, ambos aquém da média nacional. A região Sudeste, por sua vez, apresenta 3,39 médicos por mil habitantes, seguida da Centro-Oeste (3,10) e Sul (2,95).

DESIGUALDADE

A região Norte registra menos da metade da densidade de médicos do Sudeste. O Acre (1,41), Amazonas (1,36), Maranhão (1,22) e Pará (1,18) registram as menores densidades do país. Quando se trata de regiões metropolitanas e interior dos Estados nortistas, a realidade é mais dramática: enquanto as capitais têm 3,16 médicos por 1.000 habitantes, as áreas metropolitanas e o interior apresentam, respectivamente, 0,54 e 0,67. No Sudeste, as capitais concentram 6,64 médicos por 1.000 habitantes; as regiões metropolitanas têm 1,51 e o interior, 2,70.

CIRURGIA

O Hospital Universitário Barros Barreto, do Complexo Hospitalar da UFPA/Ebserh, realizou, em março, cirurgia inédita em toda a região Norte para remoção de um tumor de fígado utilizando a técnica de ablação por micro-ondas. O procedimento de Metastasectomia hepática é uma cirurgia minimamente invasiva com potencial de destruição de grandes tumores cancerígenos, já em estado avançado (metástase). Essa técnica está sendo usada com sucesso em vários hospitais privados do país desde 2019 e foi aplicada, pela primeira vez, em um hospital público.

ARRECADAÇÃO

Pelo 3º ano consecutivo, a Companhia de Desenvolvimento e Administração da Área Metropolitana de Belém (Codem) deve fechar o ano com aumento da arrecadação. Em 2021, ano da crise sanitária da covid-19, a companhia cresceu 9%. Em 2022, o avanço foi de 13%. Para 2023, os números iniciais apontam para cerca de 20%. Uma campanha informativa nos perfis do órgão ressalta os benefícios da regularização imobiliária, que, em Belém, são bastante altos. Para a presidência da Codem, os investimentos na reestruturação interna também merecem destaque.

SUGESTÕES

A diretoria da Cosanpa realizou visita de cortesia à presidente do Banpará, Ruth Mello, na sede da instituição em Belém. Na ocasião, o presidente da companhia, José Fernando Gomes Júnior, destacou a importância da relação com o banco estadual, antevendo projetos com o objetivo de oferecer ainda mais praticidade, agilidade e qualidade nos serviços prestados pelas duas instituições. Diretores e técnicos apresentaram sugestões e pautas que permitam melhorar ainda mais os serviços prestados aos usuários paraenses.

MULHERES

Carmem Foro, secretária nacional de Articulação Institucional, Ações Temáticas e Participação Política do Ministério das Mulheres, participou em Belém de reunião para organizar agendas de política para mulheres, entre as quais, a implantação da Casa da Mulher Brasileira na capital paraense. “Será um espaço para atender e acolher as mulheres vítimas de violência, desde o registro policial, atendimento psicológico, entre outros serviços fundamentais para as mulheres em situação de vulnerabilidade”, disse Carmem durante a reunião com representantes da PMB.

LINHA DIRETA

Aprovado ontem (5) pela Comissão de Finanças da Alepa, o projeto do Executivo que prevê aumento de 15% para o magistério deve ir a plenário para votação dos deputados já na próxima semana, a fim de que o reajuste seja sancionado pelo governo ainda neste mês de abril.

De acordo com as pesquisas do Dieese/PA, o custo do transporte rodoviário intermunicipal de passageiros ficou 10,06% mais caro para este feriadão de Páscoa 2023 na comparação com os preços praticados no ano passado.

Uma boa lembrança citada pelo reitor da UFPA, Emmanuel Tourinho, ontem durante a coletiva de anúncio de que a instituição paraense sediará a reunião anual da SBPC em 2024: na primeira vez em que isso aconteceu por aqui, no ano de 1983, o sociólogo, escritor e político Darcy Ribeiro (1922-1997) fez parte do rol ilustre de participantes daquela edição.

A prefeitura de Vigia emitiu comunicado informando que afastou temporariamente servidores efetivos do município lotados na Secretaria Municipal de Meio Ambiente envolvidos em denúncias de desvios de conduta que estão em investigação pela Polícia Civil estadual.

O Hospital Castelo de Sonhos, em Altamira, alcançou a marca de 1.647 cirurgias em menos de dois anos de funcionamento. Os procedimentos mais demandados são das clínicas de cirurgia geral, ortopedia, ginecologia e obstetrícia.

Projeto da ex-deputada estadual, hoje federal, Dilvanda Faro (PT), que declara a obra do músico paraense Mestre Cupijó como Patrimônio Cultural e Imaterial do Estado do Pará, foi aprovado em sessão ordinária esta semana na Alepa.