Notícias

Marina Silva ouviu pedidos de representantes do Marajó

Marina Silva esteve em Soure. Foto: Observatório do Marajó
Marina Silva esteve em Soure. Foto: Observatório do Marajó

Por Gerson Nogueira

A visita da ministra do Meio Ambiente e Mudanças Climáticas, Marina Silva, a Soure, ontem, foi rápida, mas bem recebida pela comunidade marajoara, que a avaliou como um gesto de boa vontade do Governo Federal. Em nome dos prefeitos da região, Guto Gouvêa, de Soure, pediu atenção com as reservas de Oeiras do Pará e de Melgaço. Relatou que nos governos do PT os moradores da Resex tinham moradia digna, embarcações e infraestrutura para trabalhar e manter a preservação ambiental. Marina explicou que o governo Lula recebeu o país “quebrado”, mas garantiu que não faltará esforço para resolver os problemas.

PRESTÍGIO

Com o foco na diversidade de linguagens que enriquece a cultura paraense, o Anuário do Pará 2022-2023 foi lançado ontem à noite, no auditório da Fiepa, com a presença de grande público. Autoridades, representantes de entidades e organizações sociais se juntaram à boa parte do PIB estadual para prestigiar o trabalho, que oferece uma minuciosa radiografia da realidade socioeconômica regional. Na concorrida palestra da noite, o ministro das Cidades, Jader Filho, discorreu sobre os projetos do governo federal para o Estado, principalmente os programas de sua pasta.

CIÊNCIAS

Estudante de Igarapé-Miri, o jovem Marlon Rodrigues (14 anos) é um dos finalistas da Feira Brasileira de Ciências e Engenharia – Febrace 2023, a maior do gênero do Brasil, que será realizada em março no campus da USP, em São Paulo. Marlon concorre com o projeto Cata-Histórias, que faz relatos da vida de pessoas simples do município. Como o adolescente não tem recursos para viajar a São Paulo para participar do evento científico, uma rede de amigos está tentando levantar recursos na internet, além de aguardar ainda o apoio da prefeitura de Igarapé-Miri.

OPERAÇÃO

Resposta contundente do Governo do Pará, por meio das secretarias de Segurança Pública e Defesa Social e de Meio Ambiente e Sustentabilidade, a Operação “Curupira” completa 20 dias com excelentes resultados no combate a ilegalidades em áreas de desmatamento. A operação, criada através do decreto governamental n° 2.887, publicado em 15 de fevereiro, realizou 23 incursões, com duas prisões em flagrante e 252 abordagens a pessoas e veículos, além da apreensão de oito armas de fogo, 153 munições, 35 cabeças de gado e 8 mil litros de combustível.

DIAGNÓSTICO

Uma pesquisa de mestrado vinculada ao Programa de Pós-Graduação em Ciências da Saúde da Universidade Federal do Oeste do Pará (Ufopa) realizou a tradução para o português do instrumento diagnóstico Toddler Autism Symptom Inventory (TASI), ferramenta desenvolvida por pesquisadores norte-americanos que auxilia no diagnóstico de crianças portadoras do transtorno do espectro autista (TEA). O projeto facilita o acesso dos profissionais de saúde a esse instrumento, cuja vantagem é que pode ser aplicado em crianças de 1 a 3 anos de idade.

TRÁFICO

O MPT promove capacitação voltada à prevenção de casos de tráfico de pessoas e trabalho escravo contemporâneo em evento realizado em Belém, com transmissão para Macapá (AP) e Marabá. O encontro integra as ações do projeto estratégico Liberdade no Ar, de iniciativa do Ministério Público do Trabalho, e visa, prioritariamente, capacitar os profissionais que atuam nos serviços aéreo, rodoviário e hidroviário, para que estejam aptos a identificar possíveis vítimas de tráfico de pessoas e de aliciamento de trabalhadores para fins de trabalho escravo contemporâneo.

LINHA DIRETA

A Frente Nacional dos Prefeitos (FNP) reuniu ontem, em Brasília, com a ministra da Saúde, Nísia Trindade, para tratar de sua participação na 84ª Reunião Geral da FNP, nos dias 13 e 14 de março. A Prefeitura de Belém está representada pelo prefeito Edmilson Rodrigues.

Na pauta da Frente com o Ministério da Saúde está a regulamentação do piso salarial dos profissionais da saúde, a defesa de Medida Provisória (MP) para definir repasses para o pagamento de 2023 a 2027 e o antigo objetivo dos gestores de zerar a fila do Sistema Único de Saúde (SUS).

A diretoria da Cosanpa, tendo à frente o presidente José Fernando Gomes Júnior, realizou visita de cortesia à presidente do Tribunal de Contas do Estado, Rosa Egídia Crispino. Na ocasião, foi explanado o plano de trabalho da atual gestão, visando a modernização da prestação de serviços à população.

O promotor militar Armando Brasil começou a ouvir as vítimas de agressões por parte de policiais militares durante o carnaval no município de Cametá. Dentre os agredidos, há um delegado e um investigador da polícia civil. Após a oitiva das vítimas e testemunhas, os militares serão interrogados.

Será realizada amanhã, 8, a posse do delegado José Roberto Peres na Superintendência Regional da Polícia Federal no Pará, em cerimônia no auditório do órgão, às 16h. A programação terá a presença do diretor geral da PF, Andrei Augusto Passos Rodrigues.