Com a proximidade das férias de julho, a busca por destinos no Nordeste brasileiro aumenta. Para quem quer roteiros diferentes dos mais procurados, o Rio Grande do Norte tem um lugar especial: Maracajaú, distrito do município de Maxaranguape, há apenas 55 quilômetros de Natal. Essa proximidade com a capital potiguar facilita o deslocamento dos turistas até lá, já que o roteiro faz parte do catálogo das agências de turismo receptivo, que usam os parrachos de Maracajaú como grande atrativo para captar visitantes.
E não é para menos que o chamariz são os parrachos, localizados em uma Área de Proteção Ambiental dos Recifes de Corais, eles são, obviamente, uma barreira de coral distante sete quilômetros da praia de Maracajaú e formam piscinas naturais que fazem o distrito ser conhecido como o Caribe do Rio Grande do Norte.
O mar de águas límpidas e mornas é um convite ao mergulho, seja de cilindro ou com snorkel, ou somente para relaxar no meio do oceano e observar os peixinhos atraídos pelos guias com ração.
A depender da época do ano, as visitas às piscinas naturais são limitadas entre 490 e 650 pessoas. Os passeios duram cerca de 2h30, sendo 30 minutos de ida, 30 minutos de volta e 1h30 para aproveitar o local. Tudo isso, é claro, de acordo com a tábua de marés, já que a visita deve ser feita na baixa-mar e termina quando a maré começa a subir.
Assim como nos demais pontos de mergulho do litoral brasileiro que têm piscinas naturais, nos barcos que vão até os parrachos são oferecidos petiscos e bebidas, como cerveja e caipirinha.
Os mergulhos com cilindros contam com a orientação prévia de mergulhadores profissionais, que dão uma pequena aula para quem tem interesse em fazer a experiência. Da teoria à prática, o mergulho só é realizado se o candidato se sentir seguro e realmente preparado para isso.
Além dos parrachos, Maracajaú também tinha outra atração bastante badalada, o Ma Noa Park, que era considerado o principal parque aquático do Rio Grande do Norte. O espaço tinha inúmeras atrações para crianças, casais, famílias ou mesmo para quem buscava se divertir sozinho, com toboáguas, tirolesa, passeio a cavalo, de buggy, kitesurf e mergulho.
Mas, infelizmente, o Ma Noa não resistiu à crise econômica gerada com a pandemia e fechou suas portas, sendo hoje um cenário de abandono que contrasta com a bela praia de Maracajaú, onde está localizado, e que compensa a situação com suas dunas, coqueirais e banho de mar. Quando for a Natal não deixe de fazer um passeio até Maracajaú. Bom fim de semana!
Fale com o colunista: [email protected]
Nos siga no Instagram: @colunadiariodebordo
SERVIÇO Passeio aos Parrachos Onde reservar: https://reservasrn.parrachos.com.br/ Descrição: catamarã + mergulho livre em Maracajaú Incluso: máscara, snorkel, colete flutuador e taxa ambiental Idade mínima recomendada: 2 anos Valor: R$ 135 Informações: (84) 98188-2828