Notícias

Mais de 54 mil candidatos pedem atendimento especial no concurso nacional

 Reprodução
Reprodução

O Concurso Público Nacional Unificado (CPNU) está pronto para oferecer ampla assistência aos candidatos que solicitaram atendimento especial para a prova do próximo domingo, 18 de agosto. No total, 54.219 pessoas receberão apoio durante a avaliação. Este suporte é direcionado a Pessoas com Deficiência (PcD), autistas, gestantes, lactantes e candidatos com limitações funcionais.

As solicitações incluem acesso a salas apropriadas, mesas e cadeiras separadas, leitura labial, mesas para cadeiras de rodas, apoio para pernas e pés, e tempo adicional para concluir as provas. Todos os pedidos passaram por uma análise de viabilidade e razoabilidade.

Entre as solicitações, foram identificados 1.551 pedidos de gestantes, com necessidades como salas de fácil acesso e apoio adicional. Além disso, 1.874 lactantes fizeram pedidos semelhantes. Há também 7.035 solicitações de atendimento para autismo, com solicitações de auxílio para leitura/transcrição e tempo adicional. No total, 43.926 pessoas se inscreveram como PcD.

Kits de Provas Especiais
Dos 54.219 candidatos que receberão apoio, 47.093 optaram por provas comuns, enquanto 7.126 receberão kits específicos. Estes kits incluem provas ampliadas, em braile, em libras e adaptadas para leitores de tela.

Cotas e Avaliação Psicossocial
O CPNU reserva 5% das vagas para PcD, conforme os editais dos blocos temáticos. Candidatos com deficiência que forem aprovados na prova discursiva serão convocados para uma avaliação biopsicossocial entre 17 e 25 de outubro. A equipe multiprofissional designada pela Fundação Cesgranrio avaliará a compatibilidade das deficiências com as atribuições do cargo.

Os resultados preliminares da avaliação foram adiados para 17 de novembro, conforme retificação publicada no Diário Oficial da União em 09/08.

 

*Com informações do site Gov.br