Notícias

Lula agradece a Helder por reunir governadores após atos de terrorismo

Foto: Ricardo Stuckert / Divulgação
Foto: Ricardo Stuckert / Divulgação

Por Gerson Nogueira e Carol Menezes

A partir da posição de liderança na Amazônia e da proximidade com o presidente Lula, o governador Helder Barbalho foi quem sugeriu a reunião dos governadores, ontem, no Palácio do Planalto. Uma demonstração inequívoca de união entre os poderes da República, que contou ainda com a presença da presidente do STF, Rosa Weber, dos presidentes de Câmara Federal e Senado e representantes da Frente Nacional de Prefeitos. Helder foi o primeiro a falar defendendo enfaticamente a democracia e rigor na punição aos terroristas. Ainda durante o encontro, o presidente Lula agradeceu a Helder pela iniciativa.

REFORÇO

Pela manhã, em mensagem nas redes sociais, Helder Barbalho anunciou o desmonte do acampamento bolsonarista em frente ao quartel do II BIS em Belém, o primeiro a ser desmobilizado após a determinação do ministro Alexandre de Moraes, do STF. Em conexão com a reação dos principais poderes aos ataques terroristas ocorridos em Brasília, o governador ordenou o envio de 60 integrantes da tropa de choque da Polícia Militar para reforçar as ações de segurança em Brasília. É a primeira vez que o Estado do Pará participa de uma mobilização desse porte.

RETIRADA

Bolsonaristas golpistas acampados diante do quartel do 8º Batalhão de Engenharia e Construção (8º BEC), em Santarém, começaram a ser retirados na tarde de ontem. As barracas foram desmontadas sem que a PM precisasse agir. O clima era de desolação por parte dos bolsonaristas, mas as reclamações foram em tom pacífico. O presidente da Federação dos Municípios do Estado do Pará, o prefeito Nélio Aguiar, de Santarém, emitiu nota ontem repudiando a violência e a depredação de prédios e bens públicos por bolsonaristas golpistas.

MOITA

Um seleto grupo bolsonarista paraense que abriga empresários, produtores do agronegócio, pastores e dois parlamentares tomou chá de sumiço nas redes sociais desde a noite de domingo, 8. Muito ativos através de seus perfis sociais e corporativos, todos se recolheram a um mutismo ensurdecedor. O motivo talvez esteja na notícia da instalação de uma força-tarefa de investigadores, policiais federais e especialistas em cibernética buscando identificar apoiadores e financiadores do ataque terrorista às sedes dos poderes da República, em Brasília.

REPÚDIO

A direção do Sindicato dos Trabalhadores do Judiciário do Pará (Sinjep-PA) repudia em nota “o movimento golpista que se instalou em nosso país e ontem praticou atos de terrorismo na capital federal com a invasão e depredação no Congresso Nacional, Supremo Tribunal Federal e Palácio do Planalto”. Acrescenta que “os crimes cometidos atentam contra o Estado Democrático de Direito e, por isso, devem ser investigados e punidos todos os envolvidos, especialmente os que financiam, bem como as condutas dos agentes públicos que tenham sido coniventes por ação ou omissão”.

CRIME

A Promotoria Militar entrou no caso que envolve a morte do jovem Breno da Silva Ramos, ocorrida no dia 30 de dezembro em S. Sebastião da Boa Vista após abordagem policial. Familiares e amigos do comerciário Breno da Silva Ramos, de 18 anos, continuam mobilizados exigindo justiça. Segundo a família, ele foi morto com dois tiros, disparados por dois PMs que usavam uma motocicleta para fazer ronda pelo bairro. Após os tiros, ele foi levado para um hospital pelos policiais, mas não resistiu. O promotor Armando Brasil informou que o caso já está sob apuração.

SOLEDADE

Por iniciativa da então titular da Secult, Úrsula Vidal, em janeiro de 2021 se iniciaram os diálogos entre o Governo do Pará e a Prefeitura de Belém para a recuperação do Cemitério da Soledade. Ao lado do prefeito de Belém, Edmilson Rodrigues, o governador Helder Barbalho assinou o Acordo de Cooperação Técnica para o restauro e requalificação do espaço. Tornada um museu a céu aberto, a histórica necrópole será reinaugurada na quarta-feira, 12, aniversário de Belém, exatamente um ano depois de iniciadas as obras, que demandaram um investimento de R$ 15 milhões, recursos próprios do Estado.

FUTURO

Além de obras como o Museu do Marajó, reconstruído em tempo recorde, a reforma da Casa das Onze Janelas e do Teatro da Paz, quatro outros projetos fundamentais para Belém foram desenvolvidos e iniciados por Úrsula Vidal à frente da Secult: a reconstrução do Palacete Faciola, requalificação do Cemitério-Parque da Soledade, o projeto Porto Futuro 2 (orla do Reduto, ao lado da atual Estação das Docas), e a consulta pública, idealização e projeto do Parque da Cidade, a maior intervenção urbanística da história da capital, ocupando a área do antigo Aero Clube.

LINHA DIRETA

Logo que começaram os ataques terroristas de domingo, 8, em Brasília (DF), dois médicos que são professores de um Centro Universitário em Belém se manifestaram em celebração em um ‘grupo de zap’ do qual também faz parte o reitor da instituição, que os repreendeu imediatamente.

Assumidamente bolsonarista, o gestor não condenou os atos criminosos, mas sim avisou a todos os participantes do grupo que ali não deveriam ser expostos “posicionamentos políticos e ideológicos” em favor da manutenção da “total cordialidade”.

O primeiro trimestre de 2023 deve ter chuvas acima do normal, segundo previsão divulgada pela Rede Estadual de Previsão Climática e Hidrometeorológica do Pará.

A exceção fica por conta da porção leste e municípios da região da Calha Norte (Alenquer, Almeirim, Curuá, Faro, Monte Alegre, Óbidos, Oriximiná, Prainha e Terra Santa), com previsão de chuvas entre as categorias normal e abaixo do normal em alguns pontos isolados.

O coordenador da Rádio Web da Alepa, Aldo Cruz, está em campanha nas redes sociais pedindo doações ao Ihebe de qualquer tipo de sangue em nome do sobrinho recém-diagnosticado com leucemia, Gabriel Reis de Oliveira, que passa por transfusões frequentes.

O dia foi de publicação de manifestações condenando o terrorismo cometido contra os Três Poderes no DF: UFPA, Ufra, Assembleia Legislativa, Câmara Municipal de Belém, Fiepa, TJPA, TRE e TRT8 estão entre os entes que divulgaram notas de repúdio.

O Judiciário do Pará iniciou a instalação no prédio-sede, o novo Datacenter Secundário, projetado para ser uma solução robusta e segura para abrigar os equipamentos de Tecnologia da Informação e Comunicação (TIC).

Já está em funcionamento a Central de Atendimentos da Fundação Hospital de Clínicas Gaspar Vianna (HC), de segunda a sexta, das 7h às 19h, exclusivamente para marcação de consultas e retornos. O contato pode ser feito pelos números (91) 98814 1186, 98802 0622 e 98802 0580.