Por Gerson Nogueira e Carol Menezes
Com a solenidade de posse marcada para o próximo dia 3 de janeiro, às 17h, em Brasília, Jader Filho (MDB) foi apresentado oficialmente pelo presidente eleito Luiz Inácio Lula da Silva como futuro ministro das Cidades. A escolha repercutiu nos meios políticos paraenses e de outros Estados. “Jader Filho no Ministério das Cidades é uma ótima notícia para Belém e para todo o Pará”, destacou o prefeito Edmilson Rodrigues (PSOL) em postagem nas redes sociais. “Trabalharemos juntos para retomar os programas federais de moradia, ampliar os recursos para infraestrutura e avançar em políticas de mobilidade”, acrescentou.
COMPROMISSO
O senador Jader Barbalho (MDB) também se manifestou através de seus perfis na internet: “Parabenizo Jader Filho pela escolha do presidente Lula para o Ministério das Cidades. Desejo sucesso na importante missão e estamos juntos no compromisso de trabalhar pelo desenvolvimento do Pará e do Brasil”. Já a deputada federal Elcione Barbalho (MDB) afirmou que “o Pará está comprometido com o projeto que irá reconstruir o Brasil e gerar ainda mais desenvolvimento às cidades”. Parabenizou Jader pela conquista e ao futuro presidente Lula “pelo reconhecimento do seu trabalho, como um grande líder”.
PARTIDO
“Sábia decisão do presidente eleito Lula em escolher o paraense Jader Barbalho Filho para o Ministério das Cidades. Competente e comprometido com o povo do nosso Estado, vai cuidar do povo brasileiro também”, comentou o deputado Chicão (MDB) em seus perfis na internet. Jader Filho é um dos três ministros de Lula saídos das fileiras do MDB. A escolha teve o endosso da direção nacional do partido, que, além dele, terá a senadora Simone Tebet no Ministério do Planejamento e Renan Filho, ex-governador de Alagoas, no Ministério dos Transportes.
LUTO
Em decreto assinado ontem à tarde, o governador Helder Barbalho determinou luto oficial de três dias no Pará pelo falecimento de Pelé, a contar desta quinta-feira, 29, em sinal de pesar, considerando a importância histórica do ex-atleta para o país e para os brasileiros. Pelé morreu ontem aos 82 anos, em São Paulo, após longa enfermidade. Na justificativa do decreto, Helder observa que o ato é um “justo reconhecimento pelo exemplo e pela contribuição legada a todos os brasileiros” pelo Rei do Futebol, Edson Arantes do Nascimento.
MAJESTADE
A morte de Pelé repercutiu intensamente em todo o mundo e teve um efeito especial sobre os torcedores do Remo, que viram o Rei vestir a camisa azulina antes de amistoso realizado em Belém, em abril de 1965, época em que o Santos fazia excursões pelo Brasil e no exterior levando seus grandes craques. Pelé surpreendeu ao entrar em campo vestindo o uniforme oficial do Remo, no Evandro Almeida apinhado de gente. Ele havia sido presenteado com a camisa nos vestiários e decidiu vestir na hora, como homenagem aos torcedores. Em campo, foi impiedoso, marcando cinco gols na surra imposta pelo Peixe ao Leão, por 9 a 4.
SIAFE
Com a publicação do decreto de número 2.848, na quarta-feira (28), o Governo do Estado do Pará regulamentou a implantação do Sistema Integrado de Administração Financeira do Estado do Pará (Siafe), que começa a funcionar no dia 1º de janeiro em substituição ao Sistema Integrado de Administração Financeira para Estados e Municípios (Siafem). A plataforma será utilizada por todos os poderes e órgãos autônomos no âmbito estadual, integrando 216 Unidades Gestoras da administração direta e indireta do Poder Executivo, e os Poderes Legislativo e Judiciário.
LINHA DIRETA
Antes da chegada do empresário Jader Filho (MDB) à Esplanada dos Ministérios para logo mais assumir a pasta das Cidades, também foi ministro o atual governador, Helder Barbalho (MDB), da Integração Nacional, Portos e Pesca e Aquicultura, nos governos Temer e Dilma, entre os anos de 2015 e 2018.
Por sua vez, o senador Jader Barbalho (MDB) foi ministro do Desenvolvimento Agrário e depois da Previdência Social entre 1987 e 1990, durante o governo do então presidente da República, José Sarney, pela mesma sigla.
Pesquisa nacional sobre fertilidade realizada por uma empresa do ramo mostra que 23% de mulheres com idades entre 23-29 não desejam ter filhos.
No Pará, 45% das mulheres ouvidas informaram que não pretendem a maternidade ou não sabem quando terão filhos, o 14° maior percentual dentre os estados brasileiros. No ranking do cuidado com a saúde para garantir fertilidade, o Estado fica em 17º.
Em decorrência do feriado deste domingo, dia 1º de janeiro, as estações do sistema BRT estarão provisoriamente fechadas. A Semob informa que a exceção será o Terminal Mangueirão que funcionará das 5h às 23 horas, com veículos adentrando o local e se deslocando pela pista lateral.
As bebidas do jantar de Ano Novo também subiram de preço, segundo o Dieese/PA. Refrigerantes, cervejas, vinhos, espumantes e até os champanhes estão com reajustes variando entre 4% e 20%.