Imersão em comunidade quilombola encerra evento de mudanças climáticas do TRT-8
Uma imersão na cadeia produtiva do açaí na comunidade quilombola de Itacoã Miri, no município do Acará, marcou o encerramento do Seminário “Mudanças Climáticas e Trabalho Decente na Amazônia”, promovido pelo TRT-8, em parceria com o TST, Enamat, EJUD8), Anamatra e Amatra8. Participam do evento juízes, desembargadores e ministros da Justiça do Trabalho, além de pesquisadores e representantes de comunidades tradicionais, com o propósito de pensar soluções que promovam justiça social e ambiental. Cerca de 200 magistrados e magistradas entre ministros do TST, desembargadores e juízes do Trabalho dos TRT’s do Brasil visitaram a comunidade quilombola.
AMPEP e CEAF: projeto cultural incentiva defesa de direitos fundamentais
O Centro de Estudos e Aperfeiçoamento Funcional (CEAF) do MPPA, localizado no prédio que abrigou o histórico Cine Guarani, em parceria com a AMPEP, inaugurou um novo projeto: a exibição de filmes com temática de Direitos Humanos. A sessão inaugural, do filme “Manas”, marcou o início da programação, com exibições previstas a cada dois meses. O objetivo é resgatar o papel do espaço como ponto de encontro para reflexão e debate sobre questões sociais relevantes, fomentando a cultura e a consciência cidadã, aproximando o público de produções audiovisuais que dialoguem com temas como dignidade humana, justiça social, igualdade e diversidade. A exibição contou com a presença do PGJ Alexandre Tourinho.
Unidades prisionais de Ananindeua e Mosqueiro com sistema de videoconferência
A Central de Custódia Provisória da Cidade Nova, em Ananindeua; e a Unidade de Custódia e Reinserção de Mosqueiro receberam equipamentos de videoconferência para realização de audiências e visitas virtuais no sistema prisional dia13. Agora são oito unidades prisionais com sistemas já instalados, das 27 que receberão os kits até o fim de 2025. Durante a entrega dos kits, o juiz auxiliar da Presidência do TJPA, Charles Menezes Barros destacou que a iniciativa representa um avanço na modernização da Justiça penal e no fortalecimento do vínculo entre pessoas privadas de liberdade e suas famílias.
Protocolo “Não se cale”: escritório e Sindiclubes firmam parceria
O escritório Furtado & Maués Advogadas Associadas e o Sindiclubes estão firmando uma parceria para auxiliar os clubes do estado na implantação do protocolo “Não se cale”, ”, instituído no Pará pela Lei nº 9.238/2021 e regulamentado pelo Decreto nº 3.643/2024, estabelecendo medidas obrigatórias para prevenir e agir diante de casos de constrangimento e violência contra mulheres em clubes, bares, casas de shows e similares. Sindiclubes e escritório debatem um plano de atuação conjunta para orientar as entidades associadas na adequação às exigências legais. Na foto as advogadas Gabrielle Maués e Karla Furtado, com Salatiel Campos (presidente do Sindiclubes).
Políticas de conciliação e mediação são debatidas no TJ-PA
A coordenadora do Núcleo Permanente de Métodos Consensuais de Solução de Conflitos (Nupemec), desembargadora Luzia Nadja Guimarães Nascimento, promoveu reunião de trabalho dia 11, com integrantes do Centro de Inteligência (Cijepa) do TJPA para identificar demandas e planejar as próximas ações do núcleo. Foram discutidas estratégias e soluções para sedimentar as políticas públicas de mediação e conciliação no Estado, não só no que diz respeito “à identificação dos grandes demandantes, mas também dos processos em que é necessário a mediação e a conciliação estar presente.
TRT-8 premiado nacionalmente com projeto de controle de gestão
O TRT-8 foi um dos finalistas do Prêmio Auditoria Geração de Valor – Edição 2025, com um projeto desenvolvido pela sua Secretaria de Auditoria. A premiação ocorreu durante o encerramento da 4.ª edição do Fórum Permanente de Auditoria do Poder Judiciário, realizado no início deste mês, no CNJ. A auditoria do TRT-8 conquistou o segundo lugar, no Eixo 1, voltado à inovação tecnológica e ao uso de ferramentas digitais. Os servidores Fabricio Manoel Cordeiro, Anderson Bitencourt e Márcio de Andrade Silva, da Secretaria de Auditoria (SEAUD), representaram o TRT-8 com o trabalho “Detector Estatístico de Anomalias em Folhas de Pagamento Pessoal”, que aplica estatística para identificar inconsistências em folhas de pagamento.