Mundo
Mundo
IGOR GIELOW
SÃO PAULO, SP (FOLHAPRESS) – Em uma demonstração de apoio explícito à Ucrânia e de desafio direto a Vladimir Putin, o presidente americano, Joe Biden, iniciou nesta segunda (20) uma viagem surpresa a Kiev às vésperas do aniversário de primeiro ano da invasão russa do vizinho.
Biden chegou à capital ucraniana no começo da manhã, após cerca de uma hora de viagem de trem desde a fronteira da Polônia, país que ele visitará oficialmente por dois dias na terça (21) –quando o presidente russo fará um discurso sobre a guerra na Assembleia Federal, o Congresso em Moscou.
O americano encontrou-se com o presidente Volodimir Zelenski, na visita de mais alto calibre diplomático até aqui no conflito, que completa um ano na sexta (24). Antes, líderes como o então premiê britânico Boris Johnson ou a presidente da Comissão Europeia, a alemã Ursula von der Leyen, estiveram em Kiev.
Por motivos óbvios, houve grande segredo sobre a visita de Biden, que caminhou nas ruas da capital ao lado de Zelenski. Durante o início de sua visita, alarmes antiaéreos soaram por todo o país, mas não houve registro de ataques à cidade.
A visita ocorre em um momento de inflexão na guerra, com aumento grande da pressão russa no leste e no sul do país, nas áreas que Putin declarou serem da Rússia em setembro. Kiev, por sua vez, apela cada vez mais por armas mais sofisticadas e potente, particularmente caças –há a expectativa se Biden mudará de ideia e liberará o fornecimento desses aviões, o que será lido como uma provocação ofensiva pelos russos.
Até aqui, americanos e ocidentais em geral têm escalado sua ajuda militar a Kiev de forma pausada, passo a passo, e a promessa de tanques de guerra modernos, que ainda não chegaram, é o estágio atual.
No fim de semana, o chefe da diplomacia europeia, o catalão Josep Borrell, disse em uma conferência que a guerra estaria “acabada” se a Europa não conseguisse ampliar a produção e o fornecimento de munições para a Ucrânia, que tem gasto todo seu estoque e também o de países da Otan (aliança militar de 30 países liderada por Washington).
Mais Notícias
Mais artigosFEITO HISTÓRICO
Nome mais longo do mundo leva mais de 2 mil palavras
Neozelandês acrescentou 2.250 palavras ao próprio nome em 1992 e entrou para o Guinness Book.
Livre para voar
Libertada cineasta brasileira detida nos EUA após entrevista para green card
Natural de Vitória (ES), Bárbara Marques é graduada em Cinema pela Universidade Estácio de Sá, no Rio De Janeiro.
SE A MODA PEGA...
Companhia aérea vai cobrar para reclinar assentos
Nova configuração elimina reclinação em parte da frota e busca manter tarifas acessíveis
REVELAÇÃO
Especialistas afirmam que Jesus não se chamava Jesus
Segundo estudiosos, o nome original do Messias era Yeshua — e a versão atual surgiu após séculos de traduções e adaptações linguísticas.
REESTRUTURAÇÃO
Nestlé anuncia corte de 16 mil empregos, inclusive no Brasil
A Nestlé anunciou, nesta quinta, 16, um plano global de reestruturação que prevê o corte de 16 mil postos de trabalho em diversos países
DESTINO FORA DE SÉRIE
Ilha da Mucura: refúgio de água azul celeste para merecidas férias
Localizada no arquipélago de San Bernardo, a ilha é uma joia do Caribe colombiano, ideal para quem busca experiências naturais únicas..
Nós usamos cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência em nossos serviços, personalizar publicidade e recomendar conteúdo de seu interesse. Ao utilizar nossos serviços, você está ciente dessa funcionalidade. Termos de Uso e Política de Privacidade