Notícias

Jader Filho reúne com Edmilson para retomar obras paradas em Belém (06/01/23)

Foto: Comus
Foto: Comus

Projetos e obras de habitação voltados para a população de baixa renda de Belém serão pauta de uma reunião entre o ministro das Cidades,  Jader Barbalho Filho, o prefeito Edmilson Rodrigues e o secretário municipal de Habitação,  Rodrigo Moraes,  nesta sexta-feira. O ministro já sinalizou o interesse no resgate de obras abandonadas na gestão passada do governo federal. No encontro,  no gabinete do prefeito, será apresentado um estudo detalhado da situação das obras e as propostas para garantir a execução de mais de três mil unidades habitacionais, por meio de parceria entre a Prefeitura de Belém e o Ministério das Cidades.

SOCORRO

O Pará pode ser o primeiro Estado a incluir o Suporte Básico de Vida na rede de ensino, com treinamento para professores, servidores e estudantes. Isso deve ser viabilizado através do Acordo de Cooperação Técnica entre a Secretaria de Estado de Educação (Seduc) e a Fundação Santa Casa de Misericórdia, por meio da Diretoria de Ensino da instituição. A medida prevê a inserção de conteúdos sobre Suporte Básico de Vida (SBV), que inclui noções de primeiros socorros, na grade curricular das escolas, com treinamentos direcionados a professores, servidores e estudantes.

CAPACITAÇÃO

Segundo a diretora de Ensino da fundação, médica Lena Alencar, nessa nova etapa o Projeto Santa Casa nas Escolas assume o compromisso não só de treinar, mas de capacitação mais ampla, com a inserção do conteúdo na grade curricular. Essa medida vai contribuir com a lei que determina a capacitação em primeiros socorros para professores e funcionários de estabelecimentos de ensino, passando a preparar também os estudantes. O Projeto Santa Casa nas Escolas foi lançado em 2019 e atuou de forma mais concentrada nos estabelecimentos ligados à Unidade Seduc na Escola (USE 04).

FUMACÊ

Um restaurante localizado na avenida Alcindo Cacela, quase chegando à rua Boaventura da Silva, resolveu alugar alguns metros da calçada, instalando na marra uma barraca com churrasqueira ao ar livre. Além de descumprir normas municipais, a atitude atenta contra o ir e vir das pessoas, obrigando muita gente a dividir espaço com os carros na rua. Para piorar, a barraca montada como cozinha informal tem uma mesa para estender as carnes. Quem dá azar de passar por ali na hora do almoço sai devidamente “perfumado” pela fumaça intensa que vem da churrasqueira.

PRAZO

A Secretaria Municipal de Educação (Semec) encerra hoje, 6, a confirmação de matrícula dos estudantes com deficiência, a partir da entrega da documentação pelos responsáveis. A confirmação começou na segunda-feira, 2, em escolas polos dos oito distritos administrativos de Belém. Esta é a primeira fase da pré-matrícula da rede municipal de ensino para o ano letivo de 2023. Desde 2021, a Prefeitura de Belém prioriza o filtro na matrícula para o público da educação especial e inclusiva.

MIRANTE

Arqueólogos da empresa Inside Consultoria começaram ontem um trabalho de pesquisa na área de construção do Mirante do Saubal, localizado na Nova República, em Santarém. A empresa foi a vencedora do pregão eletrônico lançado em setembro de 2022 pela prefeitura do município. O trabalho tem aval do Instituto Nacional de Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan), quanto ao licenciamento ambiental. A prospecção arqueológica visa elaborar o Relatório de Avaliação do Impacto do Patrimônio Arqueológico (Raipa).

LINHA DIRETA

O terminal hidroviário Ruy Barata, na Praça Princesa Isabel, no bairro da Condor, optou pelo termo em inglês “embarking” em vez do mais frequentemente usado “boarding” para a placa que indica local de embarque. É engraçado, mas não está gramaticalmente errado.

E o preço do frango, que superou o aumento da inflação? O Dieese/PA informa que em dezembro o quilo do produto foi comercializado em média a R$ 12,20.

Seis em cada dez brasileiros (64%) acreditam que o modelo econômico do país é manipulado para favorecer os mais ricos. O número foi obtido através da pesquisa “Broken-System Sentiment in 2022”, feita pela Ipsos em 28 países. Apesar de ter um alto índice, o dado do Brasil acompanha a média mundial, que também é de 64%. A Romênia, com 78%, lidera o ranking.

Após a mudança de governo, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva prorrogou na última segunda-feira (2) a isenção de impostos federais sobre os preços da gasolina até o último dia de fevereiro.

Adiantou? Não, visto que a política de preços é vinculada à variação do dólar, e por isso já é possível verificar em alguns postos o aumento do litro chegando a perto de ou ultrapassando os R$ 6,00.

Depois da iniciativa do governador Helder Barbalho (MDB), ainda na COP 27, no Egito, em novembro passado, para o então presidente eleito Lula, na quarta, 4, foi a vez do prefeito de Belém, Edmilson Rodrigues (PSOL), em Brasília (DF) reiterar apoio junto ao Ministério das Relações Exteriores para que Belém sedie a edição 30 da Conferência do Clima, em 2025.

Uma força-tarefa com Emater e ribeirinhos resgatou filhote fêmea de peixe-boi no Marajó. A operação foi possível graças à parceria entre ICMBio e o Instituto Bicho D’Água.

Batizado “Tupinambá”, o animal será transportado de voadeira nesta sexta-feira (6) à tarde, em um percurso aproximado de três horas, para a base federal de Caxiuanã, em Melgaço, mesma cidade onde o animal foi encontrado.