O governo federal prepara para os próximos dias o anúncio para a contratação de mais de um milhão de unidades habitacionais do Minha Casa, Minha Vida (MCMV). Na mira do governo está também o anúncio do novo programa de construção de banheiros para moradias de baixa renda. As ações, que fazem parte da agenda prioritária do presidente Lula, foram detalhadas pelo ministro das Cidades, Jader Filho, que destacou que são projetos voltados para as famílias em situação de vulnerabilidade socioeconômica.
A meta inicial do governo era contratar 2 milhões de residências até o fim do mandato, mas deve ser superada. Até a semana passada, haviam sido contratadas 1,186 milhão de unidades residenciais em todas as faixas, subsidiadas, rural e pelo FGTS.
Em entrevista ao jornal Valor, Jader Filho lembrou que o governo atingiu a meta de contratar mais de um milhão de novas habitações para a população brasileira. A marca, segundo ele, foi atingida em setembro pelo Ministério das Cidades. “É inegável o que o presidente está fazendo sobre a geração de emprego e de renda para a população”, ressaltou o ministro ao ser questionado sobre as recentes avaliações do governo Lula.
“As políticas públicas do governo deveriam contribuir para alavancar a avaliação do governo, e não apenas o Minha casa Minha Vida, mas também programas como o Pé de Meia, entre outras políticas públicas. Tudo isso passará a decantar [ficar mais visível] porque as pessoas vão perceber isso”, afirmou, ao que as ações vão repercutir na popularidade do presidente Lula.
As novas ações a serem anunciadas por Lula estão sendo preparadas pelo Ministério das Cidades, que está desenvolvendo o novo programa para construção de banheiros em residências de baixa renda, que ele propôs ao presidente e que foi acatada de pronto. “Falei para o Jader: pode preparar o programa porque nós vamos fazer os banheiros que as pessoas precisam”, discursou Lula, no dia 26 de novembro, segundo informou o Valor.
Na ocasião foi divulgado um levantamento do Instituto Trata Brasil, que mostrou que mais de 4 milhões de brasileiros não têm banheiro em casa. De acordo com o ministro Jader Filho, a nova política está em fase de preparação e deve ser apresentada à Secretaria da Casa Civil ainda este ano.