Notícias

Instituto Rio Branco: inscrições para concurso de diplomata terminam em uma semana

A ministra da Gestão e da Inovação Esther Dweck esteve no Plenário para agradecer o empenho de senadores e senadoras.
O exame estava previsto originalmente para 5 de maio, mas foi adiado dois dias antes da aplicação da prova. Foto: divulgação/Agência Brasil

JC Concursos

Quem pretende prestar o concurso do Instituto Rio Branco para diplomata tem somente até a próxima sexta-feira (26), às 18h (de Brasília), para se inscrever.

Estão em disputa 50 vagas, das quais 10 reservadas a negros e 3 a pessoas com deficiência. A carreira oferece salário inicial de R$ 20.926,98.

Podem concorrer profissionais com curso superior em qualquer área do conhecimento. Os aprovados receberão treinamento para trabalhar em unidades do Ministério das Relações Exteriores (MRE) no Brasil e também fora do país.

A carreira diplomática começa como terceiro-secretário. A posição máxima que pode ser alcançada é a de ministro de primeira classe (embaixador) — por lei, a chegada ao último posto leva, no mínimo, 20 anos.

Os interessados devem realizar a inscrição pelo site www.cebraspe.org.br. A taxa de participação custa R$ 229 — doadores de medula óssea e beneficiários do CadÚnico podem requerer gratuidade.

ETAPAS
Marcada para 15 de setembro, em todas as capitais brasileiras, a prova objetiva cobrará a resolução de 65 questões do tipo “certo” ou “errado” abordando conteúdos sobre os seguintes temas: língua portuguesa; língua inglesa; história do Brasil; história mundial; geografia; política internacional; economia; direito.
A segunda e última fase, em 12, 13, 19 e 20 de outubro, também consistirá em provas escritas, incluindo redações, resumos e questões discursivas. A aplicação ocorrerá somente nas capitais onde houver candidatos aprovados.
O certame é organizado pelo Cebraspe (Centro Brasileiro de Pesquisa em Avaliação e Seleção e de Promoção de Eventos). Em caso de dúvidas, a banca atende pelo telefone (61) 3448-0100, além do e-mail [email protected].

Confira as principais datas do cronograma
Publicação do edital: 12 de julho
Inscrições: de 15 a 26 de julho
Solicitação de isenção da taxa de inscrição: de 15 a 26 de julho
Pagamento da taxa de inscrição: até 16 de agosto
Aplicação da prova objetiva: 15 de setembro
Divulgação do gabarito: 17 de setembro
Interposição de recursos contra o gabarito: de 18 a 19 de setembro
Aplicação das provas escritas da segunda fase: 12, 13, 19 e 20 de outubro