Pará - O COPM promove, neste sábado (26), a quarta edição do Evento de Conscientização sobre o Autismo. O encontro, realizado em parceria com a Coordenadoria de Educação Especial da Secretaria de Estado de Educação do Pará (COEES/SEDUC), visa incentivar a inclusão, o respeito e a valorização das pessoas com Transtorno do Espectro Autista (TEA), além de acolher seus familiares.
A ideia é promover a interação entre crianças e jovens autistas, por meio de um espaço de lazer que ofereça atividades recreativas e psicopedagógicas.
Programação
No Espaço Criança, haverá desenhos com giz de cera, cubos mágicos, pula-pula, piscina com bolinhas, sorteio de brindes, entre outras brincadeiras. No mesmo ambiente será disponibilizada uma barraca gourmet com guloseimas oferecidas gratuitamente.
Por meio do Serviço de Equoterapia do Centro de Reabilitação da Polícia Militar, serão ofertadas às crianças e adolescentes atividades com cavalos e fotos com os animais. Quem também estará presente é o Batalhão de Ações com Cães da Corporação (BAC), que fará apresentações de adestramento.
A animação da festa será por conta das Bandas “Trem da Fantasia” e “Alan Cauê e Grupo Tô Aqui”, conjunto composto por três cegos e três autistas.
Inclusão
O Dia Mundial de Conscientização do Autismo é celebrado em 2 de Abril e marca a importância de se compreender o que é o Transtorno do Espectro Autista (TEA), por meio de informações úteis e corretas.
Para Denise Corrêa, Coordenadora de Educação Especial da Seduc, eventos como esse são fundamentais. “É um momento de integração entre as famílias, estudantes com autismo e a equipe multiprofissional. É um momento agregador, de alegria e de troca de experiência e de afetividades”, destacou. Ela explica, ainda, que para as crianças e jovens com TEA, ter um espaço amplo para interagir com seus pares é de suma importância.
Celebrando a quarta edição do evento, o Clube dos Oficiais da PM orgulha-se de levantar essa bandeira. “Nossos oficiais da Polícia Militar e do Corpo de Bombeiros Militar do Pará precisam estar conscientes sobre o Transtorno do Espectro Autista, para que eles possam ter uma atuação profissional cada vez mais inclusiva. Vamos ter um dia de consciência e sensibilização, tendo a oportunidade de mostrar aos oficiais associados e aos seus familiares que somos sensíveis a esta causa”, explicou o presidente do COPM, coronel Osmar da Costa Júnior.
O encontro conta, ainda, com o apoio do Centro de Referência e Inclusão Educacional (Crie), da Prefeitura de Belém.
Serviço:
4ª Edição do Evento do Clube dos Oficiais da PM Conscientização sobre o Autismo
Local: Clube dos Oficiais da PM, localizado na Rua 02 de Junho, Nº 2464, em Ananindeua.
Dia: 26 de abril (sábado)
Horário: Das 08h às 13h.