Notícias

Hospedagens do Sesc são opções confortáveis e econômicas

Sesc Bertioga. Foto: Divulgação
Sesc Bertioga. Foto: Divulgação

O primeiro dia de 2023 cai exatamente em um domingo, dia dedicado ao descanso e planejamento da semana, nesse caso, também do novo ano que se inicia. Com nove feriados nacionais e cinco pontos facultativos previstos, os próximos 12 meses serão bem favoráveis aos que gostam de viajar e conhecer novos lugares. Se você se enquadra nesse grupo, mas não ganhou na Mega da Virada, a solução é estudar as melhores maneiras de desbravar o Brasil e o mundo de forma econômica e, por que não?, com conforto! É aí que abordo o tema desta coluna, as colônias de férias do Serviço Social do Comércio (Sesc). 

Classificado como um turismo social, as colônias de férias oferecidas pela entidade estão espalhadas por todo o Brasil e têm um padrão que não deixa em nada a desejar, se comparado com hotéis de luxo, por valores acessíveis pela qualidade que oferecem. 

Segundo o descrito no próprio site, “o Sesc mantém uma rede de hospedagem com unidades em todas as regiões do país. São 38 hotéis e pousadas, localizados em 20 estados, que recebem milhares de brasileiros anualmente. Seja em áreas naturais — como praias, serras e importantes biomas brasileiros —, seja em áreas urbanas — como capitais, cidades históricas e destinos culturais —, a oferta de hospedagem da instituição oferece uma estrutura confortável, moderna e bem equipada, para os turistas conhecerem a cultura e culinária local, desfrutando de variadas atividades de lazer”.

Já tive o privilégio de conhecer e ficar hospedado em algumas unidades do Serviço: Hotel Sesc Poços de Caldas; Sesc Iparana Hotel Ecológico e Centro de Lazer e Hospedagem Sesc Piatã. Em todos eles, a estadia valeu muito a pena com serviços de primeira qualidade. 

 

Sesc Poços de Caldas. Foto: Divulgação

Em Poços de Caldas, Minas Gerais, a unidade fica incrustada em uma montanha, com jardins cheios de hortênsias, 76 apartamentos, sendo três para pessoas com deficiência. As acomodações estão divididas em estilos Standard, Executivo e Luxo. Todas as diárias incluem café da manhã e a recepção funciona 24 horas.

Sesc Iparana. Foto: Divulgação

Já o Sesc Iparana, em Caucaia, no Ceará, fica na Região Metropolitana de Fortaleza. A unidade conta com 107 acomodações, sendo dois apartamentos para pessoas com deficiência. São oferecidas hospedagens em chalés, casas e apartamentos. A recepção fica aberta 24 horas e as diárias incluem pensão completa (café, almoço e jantar).

 

PIATÃ

Já o Sesc Piatã, em Salvador, na Bahia, fica de frente pro mar, conta com um parque aquático imenso e possui 60 acomodações, sendo um apartamento para pessoas com deficiência. Sobre a hospedagem, se pode escolher entre três categorias: Standard, Superior e Solarium. O funcionamento da recepção é 24 horas e existem duas opções de diária: meia pensão (café da manhã e jantar) ou apenas café da manhã. Tudo farto! 

Sesc Piatã. Foto: Divulgação

Apesar de pertencerem ao Sesc, todas as colônias de férias da rede podem ser reservadas por usuários de fora da categoria, a diferença é apenas o valor cobrado pela hospedagem, um pouco maior. Vale lembrar que a prioridade é para os comerciários e seus dependentes e na maioria das unidades é preciso traçar um planejamento com bastante antecedência, principalmente em períodos como agora, de alta estação. 

Neste link l1nq.com/ltNRc é possível acessar todas as pousadas e hotéis disponíveis pela rede, verificar os detalhes e fazer a reserva. Entre as várias unidades, destaque para as de Copacabana, no Rio de Janeiro, e a de Bertioga, em São Paulo. Sonhos de consumo deste colunista, ainda a realizar! Feliz Ano Novo!

Fale com o colunista: [email protected]