Notícias

Helder pontifica em programa eleitoral de Lula

Foto: Ricardo Stuckert
Foto: Ricardo Stuckert

Por Gerson Nogueira e Carol Menezes

O governado.r Helder Barbalho (MDB), reeleito na condição de campeão nacional – obteve 70% dos votos válidos – na eleição deste ano, pontificou ontem no primeiro programa da campanha eleitoral no segundo turno, aparecendo ao lado do ex-presidente Lula citado como o governador mais votado do país. Na fala, abraçado ao candidato petista, Helder falou de sua esperança no futuro do Pará e do país num eventual governo de Lula. Helder já havia se sobressaído na reunião entre Lula e seus principais apoiadores, na quarta-feira, com um dos discursos mais aplaudidos.

ROMARIA

Depois da estranheza pelo longo e ruidoso silêncio, a Arquidiocese de Belém finalmente se manifestou ontem, às 22h, por força da pressão popular por uma explicação razoável acerca da presença de Jair Bolsonaro no Círio Fluvial. Em nota, o arcebispo D. Alberto Taveira garante que não houve convite da Igreja Católica ao presidente e candidato à reeleição, autodenominado evangélico. Bolsonaro estará a bordo de uma corveta da Marinha, mas Taveira observa que cabe ao arcebispo a condução da Imagem Peregrina tanto no embarque quanto no desembarque.

CAMPANHA

A nota menciona o direito de livre participação na romaria, mas o arcebispo assegura que “não desejamos e nem permitimos qualquer utilização de caráter político ou partidário das atividades do Círio”. Nunca na história de 230 anos do Círio um candidato em campanha à Presidência se arvorou a montar palanque na procissão. Nas ruas e nas redes sociais é grande a revolta pela presença de Bolsonaro no Círio fluvial, principalmente pelos boatos de que ele pretende levantar a imagem na chegada ao porto e transformar a romaria em motociata.

REPÚDIO

À Globonews, o governador Helder Barbalho disse que “o Círio de Nazaré é intocável e plural”. Acrescentou esperar que não se tente fazer (com o Círio) “o que tentaram fazer com a Independência do Brasil, a apropriação política. O Círio haverá de resistir a isso”. O prefeito de Belém, Edmilson Rodrigues, mostrou-se indignado com a exploração política da procissão. “De forma perversa, tenta-se destruir uma tradição do povo paraense. O Círio não pode ser sequestrado em favor de candidaturas oportunistas. Nenhum político tem direito de usar a fé do nosso povo, jamais”.

PERDA

Causou consternação nos meios culturais paraenses a morte do músico e compositor Rafael Lima, ocorrida ontem à tarde, após parada cardíaca. Ele se recuperava de cirurgia para retirada de um tumor cerebral. Além de cantor de sucesso, Rafael era muito engajado nas causas artísticas e sociais de Belém, atuando também como educador popular. Antes de cair doente, em setembro, ele trabalhava na canção “Pau Torando”, do álbum “Sinal Aberto”, seu novo trabalho que ainda seria lançado. Nas redes sociais, amigos e fãs prestaram homenagens ao cantor.

NORMAS

O Comitê Integrado de Gestores de Segurança Pública (Cigesp) aprovou a resolução conjunta que padroniza procedimentos relacionados ao porte de arma por agentes em locais com aglomeração. O documento leva em consideração o Estatuto do Desarmamento (Lei 10.826/2003), que estabelece que os integrantes de forças de segurança podem portar arma em todo o Brasil, mesmo fora de serviço. Inédita, a resolução cria norma normatiza o ingresso dos agentes em locais de grande circulação de pessoas, como eventos e festas.

PRODUÇÃO

A Pesquisa de Levantamento Sistemático da Produção Agrícola (LSPA) divulgada ontem pelo IBGE, aponta estimativa de 3,9 milhões de toneladas para a produção de cereais, leguminosas e oleaginosas para setembro no Estado do Pará. Dentre os produtos que devem impulsionar a safra estão a soja (com cerca de 2,5 milhões de toneladas), o milho 2ª safra (cerca de 708 mil toneladas), arroz (105 mil toneladas) e sorgo (41 mil toneladas). Quanto à área plantada e área colhida, a estimativa no período é de mais de 1,3 milhões de hectares.

LINHA DIRETA

Católica fervorosa, a esposa de Lula – candidato à Presidência da República pelo PT -, Janja da Silva, estará em Belém para o Círio no sábado e domingo também para pagar uma promessa.

Segundo fontes próximas da socióloga, ela pediu a Nossa Senhora de Nazaré para que mantivesse a integridade física de Lula durante a campanha, e prometeu vir agradecer pessoalmente se toda a campanha transcorresse sem episódios de violência.

Com exceção da Ufra, que tem uma reitoria ferrenha apoiadora do governo federal, todas as universidades federais do Pará emitiram notas de repúdio em função do bloqueio de verbas imposto pelo MEC, mas que acabou suspenso ontem após a péssima repercussão.

A Marinha do Brasil só credenciou veículos de TV para estar a bordo de sua embarcação durante o Círio Fluvial neste sábado, 8. A assessoria de comunicação entendeu que apenas as emissoras trabalham com imagens, ignorando os jornais, sites e canais de YouTube e outras mídias.

Pela primeira vez neste ano, a cesta básica apresentou queda, de acordo com o Dieese/PA, de 2% entre setembro e agosto, custando em média R$ 622,46. Mesmo assim, segue comprometendo mais da metade do salário mínimo dos trabalhadores.

A coluna deseja a todos os leitores um feliz e próspero Círio, com “Maria, Mãe e Mestra” sempre passando à frente e abrindo caminhos de muita paz, hoje e todos os dias.