Notícias

Helder e o apoio a Lula: confira os bastidores do anúncio!

Foto: Ricardo Stuckert
Foto: Ricardo Stuckert

Por Gerson Nogueira e Carol Menezes

 

No grande encontro promovido ontem pela campanha do ex-presidente Lula, candidato do PT à presidência da República, um papel de destaque foi reservado ao governador reeleito Helder Barbalho. Com o prestígio alavancado pela acachapante vitória em 1º turno, como o candidato a governador mais votado do Brasil, Helder teve seu apoio ressaltado por Lula e sentou-se ao lado dele no ato que reuniu governadores, senadores e líderes nacionais, em São Paulo. A defesa enfática da democracia, feita por Helder, repercutiu muito nos sites e também nos telejornais de todas as redes de TV do país.

CAMPANHA

“Hoje estive em São Paulo com Lula, para levar o nosso apoio à sua eleição. Nossa opção é pela democracia, pelo desenvolvimento econômico, retomada de aumento do emprego e da renda, defesa das instituições. Otimista pelo Brasil. Vamos em frente!”, disse Helder em suas redes sociais, acrescentando que o apoio significa fazer campanha por todo o Pará. Lula, ao se dirigir aos presentes, citou carinhosamente o senador Jader Barbalho, que antes havia feito uma saudação rápida. O presidente estadual do MDB, Jader Barbalho Filho, também esteve presente à reunião.

CARONA

Na contramão da velha regra que ensina não misturar eventos religiosos com campanhas eleitorais, o presidente Jair Bolsonaro, candidato à reeleição, decidiu participar da romaria fluvial do Círio. Derrotado por Lula no 1º turno, ele vem disposto a capitalizar a simpatia dos fiéis católicos. Amanhecerá em Belém no sábado, 7. Não está definida a programação dele, nem o esquema de segurança nas embarcações que conduzirão a comitiva presidencial. É provável que participe da motociata que tradicionalmente escolta a imagem até o colégio Gentil Bittencourt.

NAUFRÁGIO

Bolsonaro, por sinal, não deve ter ficado satisfeito com a derrota expressiva sofrida no Pará e principalmente com o baile que levou nos 16 municípios que compõem a região do Marajó. A surra mais portentosa ocorreu em Cachoeira do Arari, onde obteve somente 17% contra 75% de Lula em votos válidos. O povo marajoara deu nas urnas uma resposta contundente ao abandono do mirabolante programa Abrace o Marajó, que nunca decolou e serviu apenas de escada para os planos eleitorais da ministra Damares, que tencionava se candidatar ao Senado pelo Pará.

MULHER

Primeiro hospital construído no Pará com atendimento exclusivo para o público feminino já tem 55% dos serviços executados. Sob a gerência da Secretaria de Desenvolvimento Urbano e Obras Públicas (Sedop), o Hospital Público da Mulher Senhora de Nazaré contará com 12 pavimentos e 120 leitos distribuídos em área superior a 17 mil metros quadrados. A unidade hospitalar será referência e vai contribuir para a melhoria da assistência à saúde prestada à mulher residente em Belém e na Região Metropolitana, além de desafogar a demanda de outras unidades.

CARDÁPIO

O Restaurante Popular Desembargador Paulo Frota vai receber amanhã (7) a clientela com um cardápio especial e decoração alusiva ao Círio de Nazaré, amanhã, antevéspera da procissão. O prato principal será à base de coxa e sobrecoxa de frango assados de forno com molho reduzido de tucupi acompanhado de feijão com cariru, arroz com jambu, farinha de mandioca e salada de alface, tomate e manga. O restaurante comercializa 1.200 refeições/dia, com nutrientes balanceados, pelo preço simbólico de R$ 2,00, graças ao subsídio bancado pela PMB.

LINHA DIRETA

O presidente da Associação Brasileira de Supermercados, João Galassi, criou um momento inusitado ontem, durante a abertura da SuperNorte, no Hangar, enquanto discursava, ao dizer que havia falado horas antes com o presidente da República e candidato à reeleição, Jair Bolsonaro (PL).

“Falei que estava aqui em Belém e ele mandou um abraço fraterno a todos. Disse que estará aqui no Círio”. Uma onda de vaias tomou conta do auditório, que gerou alguns aplausos por parte dos apoiadores, para tentar abafar. Houve gritos de “Lula!” e pessoas fazendo L com as mãos em resposta.

Moradores da travessa Nove de Janeiro, entre as ruas Domingos Marreiros e Boaventura da Silva, no bairro do Umarizal, estão assustados com o ataque a gatos que circulam pela região. Ontem, uma fêmea apareceu morta envenenada na calçada e outros animais já tinham sido alvejados com armas de ar comprimido.

Até 14 de outubro a Secult realiza o “Preamar do Círio”, programação nos museus do estado, com exposições, atrações musicais e oficinas artísticas. As atividades serão gratuitas.

O Ministério Público Federal inscreve até às 19h do dia 14, para processos seletivos de estágio nas unidades de Belém, Altamira, Marabá e Santarém, com reserva de vagas para PcDs, negros autodeclarados e minorias étnico-raciais.

A produção industrial brasileira avançou 0,6% na passagem de junho para julho, indica a Pesquisa Industrial Mensal (PIM) Regional, do IBGE, divulgada neste mês de setembro. Em quatro estados, o crescimento foi superior à média nacional: Pará (4,7%), Mato Grosso (3,7%), Santa Catarina (1,9%) e Rio de Janeiro (0,7%).