Levantamento também mediu rejeição e mostra Hana e Daniel Santos empatados nas menores taxas do grupo avaliado.
Levantamento também mediu rejeição e mostra Hana e Daniel Santos empatados nas menores taxas do grupo avaliado.

A vice-governadora do Pará, Hana Ghassan (MDB), lidera todos os cinco cenários testados pelo instituto Real Time Big Data para a disputa ao governo estadual em 2026. No primeiro cenário estimulado, Hana tem 24% das intenções de voto, seguida por Daniel Santos (PSB), com 19%, e Delegado Éder Mauro (PL), com 18%.

Em outro recorte, a emedebista aparece com 28% contra 26% de Daniel; Rogério Barra (PL) registra 5%. Num terceiro cenário, Hana soma 23%, à frente de Simão Jatene (sem partido), com 22%, e de Daniel, com 19%.

Em um quadro mais amplo, com seis nomes, a vice-governadora lidera com 21%, seguida por Daniel (18%), Paulo Rocha (PT) com 15%, Joaquim Passarinho (PL) com 8%, Marinor Brito (PSOL) com 4% e Cleber Rabelo (PSTU) com 1%. No confronto direto entre os dois líderes, a vantagem se mantém: 30% para Hana contra 26% para Daniel.

O estudo foi divulgado nesta segunda-feira, 13 de outubro, e ouviu 1.200 eleitores em todo o estado, por telefone, entre os dias 9 e 10 de outubro. A margem de erro é de três pontos percentuais, para mais ou para menos, com nível de confiança de 95%. A pesquisa também aferiu a rejeição dos nomes testados.

Rejeição dos Candidatos

De acordo com o gráfico publicado pela CNN Brasil, Éder Mauro (PL) tem 56% de rejeição; Paulo Rocha (PT), 33%; Rogério Barra (PL), 32%; Joaquim Passarinho (PL), 30%; Marinor Brito (PSOL), 30%; Simão Jatene (sem partido), 30%; Cleber Rabelo (PSTU), 26%. Entre os dois líderes de intenção de voto, Hana Ghassan (MDB) e Daniel Santos (PSB) aparecem empatados com 24% de rejeição cada.

Cenário Político e Sucessão em 2026

Os resultados reforçam o protagonismo político de Hana Ghassan dentro do MDB e no cenário estadual, em linha com outras sondagens recentes que a colocam como o principal nome do grupo governista para a sucessão de 2026.