Notícias

Fortalezinha ou Pesqueiro? Hora de pular as sete ondinhas!

Fortalezinha fica do lado mais calmo da Ilha de Maiandeua. Foto: Facebook/Reprodução
Fortalezinha fica do lado mais calmo da Ilha de Maiandeua. Foto: Facebook/Reprodução

O domingo é de Natal, mas a pedida é deixar de lado os presentes de Papai Noel e planejar onde vai ser a virada do ano. Com o Réveillon no próximo fim de semana, o desejo de entrar 2023 com a energia positiva de uma praia aumenta e, no Pará, o que não falta é opção para pular as sete ondinhas e garantir “good vibes” pelos próximos 12 meses. A seguir, a coluna destaca dois balneários paraenses que podem proporcionar ao leitor um começo de ano em sintonia com a natureza e o pé na areia!

E como não começar com Fortalezinha, em Maiandeua, a mesma ilha onde fica a badalada Algodoal, mas do outro lado? A praia de Fortalezinha tem tudo para garantir uma virada de ano na paz, ao som do reggae das poucas barracas e com um céu estrelado, se assim a previsão do tempo permitir.

Praia de Fortalezinha. Foto: Instagram/@praiadefortalezinha

O melhor trajeto, saindo de Belém, é pegar a BR-316, até o município de Igarapé-Açu e, de lá, seguir até o vilarejo de 40 do Mocoóca, onde se atravessa para a ilha, pelo Rio Maracanã. A travessia é feita em pequenas embarcações e dura cerca de 5 minutos. Tempo suficiente para contemplar a paisagem bucólica que dá boas vindas aos visitantes.

Outra opção é contratar um barqueiro em Algodoal e desembarcar já na praia. Dentro do vilarejo, para quem vai pelo Mocoóca, o trajeto é repleto de casinhas de barro, animais da roça e muito verde.

O que mais impressiona em Fortalezinha é a diferença para outras praias paraenses. Encontrar vendedor ambulante é raro; veículos são proibidos de trafegar na faixa de areia e não há som de aparelhagens. Na vazante da maré, se formam piscinas naturais, onde o banhista se refresca observando o vai e vem dos pescadores.

Fortalezinha é para quem gosta de reggae e tranquilidade. Foto: Facebook/Reprodução

Passar a virada de ano em Fortalezinha é a garantia de se desligar das agruras da cidade grande e relaxar. Moradores oferecem hospedagem em suas casas com preços a combinar, enquanto, aos poucos, empreendedores começam a descobrir o potencial do local e investem em pousadas, como a Estalagem Casa do Caminho (@estalagemcasadocaminho) que tem piscina, quartos confortáveis, energia solar e tudo que o visitante precisa para ficar hospedado com certo conforto. Mas o destaque, mesmo, é a praia, paradisíaca, quase deserta e com um mar calmo que, com certeza, vai te encantar.

 

MARAJÓ

Praia do Pesqueiro é um convite a começar 2023 com o pé direito. Foto: Facebook/Reprodução

Agora se o seu destino é o Marajó, a Praia do Pesqueiro, em Soure, das mais famosas do município, não vai te decepcionar. Da faixa de areia alaranjada, às águas um pouco agitadas e os quiosques de palha com opção de se armar redes, tudo no Pesqueiro é encantador.

A Praia do Pesqueiro tem a vantagem de estar localizada bem próximo ao centro de Soure, com deslocamento fácil e a possibilidade de se ficar hospedado também na Vila dos Pescadores, que fica logo na entrada do balneário e tem um ambiente bem “roots”, daqueles que lembram cenários de novelas tropicais.

No fim de tarde no Pesqueiro, o céu fica com uma tonalidade rosa e alaranjado, cenário perfeito para contemplar a beleza da vida que renasce a cada ano. Outro ponto positivo é que, mesmo em alta estação, como agora, a movimentação é bem tranquila.

Vale lembrar que o deslocamento para Soure está bem facilitado com as lanchas rápidas que saem diariamente do Terminal Hidroviário de Belém e chegam lá em menos de três horas de viagem. Para quem vai de carro ou moto, os ferry boats com saída do trapiche de Icoaraci são as opções. Escolha o seu destino e prepare a champanhe! Feliz Natal!

Fale com o colunista: [email protected]