Notícias

Formosa vai completar 50 anos e vai sortear motos, carros e prêmios

O Formosa completa 50 anos em setembro. As comemorações vão se estender de agosto a dezembro. Os clientes Formosa vão ter muito o que comemorar.

O Formosa completa 50 anos em setembro. As comemorações vão se estender de agosto a dezembro. Os clientes Formosa vão ter muito o que comemorar.
O Formosa completa 50 anos em setembro. As comemorações vão se estender de agosto a dezembro. Os clientes Formosa vão ter muito o que comemorar. Foto: Irene Almeida

Jubileu de Ouro do Formosa
O Formosa completa 50 anos em setembro. As comemorações vão se estender de agosto a dezembro. Os clientes Formosa vão ter muito o que comemorar. O Grupo vai promover uma das maiores promoções já feitas pelo varejo do Estado. Serão 10 motos, cinco carros populares e um automóvel de altíssimo padrão, de uma famosa marca alemã. Além disso, acontecerá corrida de prêmios e caixa premiado. A soma dos prêmios passa de 1,2 milhão de reais.

Terminal Pesqueiro
Detalhes sobre o imóvel abandonado da antiga usina termoelétrica no Tapanã. A Eletronorte, que tinha comodato com a SPU para o uso da área de 70 mil metros quadrados, na Arthur Bernardes, devolveu em 2005. Através de acordo com a SPU, a Eletronorte ficou cuidando do terreno até 2008, quando a SPU transferiu o comodato de metade do terreno (a parte portuária) para a Secretaria da Pesca; e a parte da frente para a Polícia Federal, que chegou a planejar construir a sua sede em Belém. Hoje, os veículos que estão totalmente abandonados no local devem ser de responsabilidade da PF. Este seria o imóvel ideal, com calado de 13 metros, para Igor instalar o tão sonhado Terminal Pesqueiro de Belém, pondo fim à bagunça e imundice da Pedra do Peixe, no Ver-o-Peso. Belém merece!

Cores da Amazônia
O colecionador de arte Paulo Henrique Lobo promoverá, no período de 9 de setembro a 9 de novembro, no Bosque Grão-Pará, a “Exposição Cores da Amazônia: a Arte Paraense através dos tempos”, sob a curadoria do arquiteto e artista plástico Jorge Eiró. São 50 obras de artistas paraenses ou que aqui se radicaram. Entre eles: Theodoro Braga, Ismael Nery, Benedito Melo, Ruy Meira, Valdir Sarubi, Dina Oliveira, Emmanuel Nassar, Geraldo Teixeira, Luiz Braga e Osmar Pinheiro. Parte das obras é acervo da coleção de Lobo, porém, outra grande parte poderá ser negociada. O evento tem apoio da Lei Semear, via Fundação Cultural do Pará.

Sistema Multimodal
Os empresários Alisson Farah, Roger Aguilera, Fabiano Carvalho, Hilton Aguiar e Demetrio Hage, vão lançar o SIMM-Sistema Integrado Multimodal Metropolitano. A partir de Benfica (Murinin), onde já opera pista de pouso homologada com 960 metros e marina, prometem um sistema fluvial interligando Benevides, Marituba, Ananindeua e Belém, navegando nos rios Benfica e Maguari até a Baía do Guajará, com paradas em 11 pontos estratégicos, incluindo Icoaraci, os terminais hidroviários de Belém e até o trapiche da UFPA. E, ao lado do porto de Benfica, está surgindo o moderno resort Chácaras Paraíso, como também uma linha expressa fluvial interligando o resort às proximidades do Parque da Cidade.

Val-de-Cans
A NOA garante encerrar as obras no aeroporto de Val-de-Cans agora no final do mês. A corrida é grande. A estação de passageiros ficará maior, mais bonita e toda digital, trazendo modernidade. A nova área de embarque ganhará mais uma sala VIP, com a marca W Premium, dois bares da Heineken, Kopenhagen, mais um Fran’s Café e o Rei do Mate. A caminho do embarque, uma Cairu para refrescar. São 700 vagas no estacionamento, com área para expansão. Também houve ampliação do pátio de estacionamento de aeronaves.

Poligonal
Na concessão do aeroporto de Belém, a NOA- Norte da Amazônia Airports, sociedade de propósito específico formada pela DIX Empreendimentos e Sociam, recebeu 700 mil metros quadrados, divididos em cinco áreas, no polígono de Val-de-Cans, para exploração comercial. São áreas na Rua dos Trabalhadores, Rua Bruno Secchi e Arthur Bernardes.

Arcebispo
Confidencial: no próximo dia 15, antes da Missa pela manhã, na Catedral, diante do Colégio de Consultores, Dom Júlio Endi Akamine assumirá o Arcebispado Metropolitano de Belém.

Parque
Na quarta, às 18h, na sede da Assembleia Legislativa, ocorrerá o lançamento do livro “Parque da Cidade: um sonho de Nelson Chaves que virou realidade”. Com selo das editoras Verde e Guia e apoio cultural da Alepa e TCE-PA.

Biografia
Será no dia 9 de setembro, na Casa Balaio (Nazaré com Quintino) em frente à Codem, o lançamento da biografia do Chef Paulo Martins intitulada: “Memórias de um filho do fogão”, fruto de pesquisa de nove anos da jornalista Lorena Filgueiras. Evento com patrocínio da Vale e dentro da programação oficial do Festival Ver-o-Peso da Cozinha Paraense.

Água
Novo leilão de Saneamento do Pará recebeu oferta da Aegea. Como o Bloco C (oeste do Pará) não havia registrado interessado no primeiro leilão, o BNDES promoverá um segundo, ainda este mês. Assim, a concessão de Saneamento atingirá 126 municípios do Estado, todos com a Aegea. Nos demais, o Saneamento foi municipalizado.

Maison
Nem tudo são flores. A ONG americana TNC havia reservado por 30 dias a casa de eventos Maison Blue, na Dr. Moraes, e antecipado 100 mil dólares. Agora, em função do tititi Trump e Lula, a organização, que recebe subsídios do Governo americano, ficou com medo e cancelou a vinda para a COP. A Maison Blue, de Alberto Serruya, volta disponível ao mercado.

Museu
É grande a expectativa pela inauguração do Museu das Amazônias, no dia 4 de outubro, no Porto Futuro II. E chega logo com a premiada exposição fotográfica de Sebastião Salgado.

Paraíso
Começou a instalação do resort Chácaras Paraíso, no Murinin, em Benevides. Serão 36 “carpas”, tendas semelhantes às da Blue e Green Zone, com oito apartamentos refrigerados em cada, num total de 250 leitos já para a COP. Área completa de lazer. Acesso multimodal – terra, rio e ar.

Argumento
Atendendo a pedidos, o Argumento desta segunda reprisará a entrevista sobre rodas com Nelson Chaves, no Parque da Cidade. Às 22h20, na RBA.

Bosque
Com uma Área Bruta Locável (ABL) de 45 mil metros quadrados e o único shopping do Pará com o selo LEED de Construção Sustentável, o Bosque Grão-Pará chega aos 10 anos com mais de 168 operações, seis salas de cinema e duas mil vagas de estacionamento. A megaestrutura inclui, ainda, o maior hub de carregamento de carros elétricos da capital,

Domus
A Villa Domos, no Cidade Cristal, empreendimento do Amazônia Domos e da Origem Justa, já está sendo montada. Com 20 domos, o espaço deve abrigar 30 pessoas de uma empresa de São Paulo que estará em Belém no período da COP. Além da Villa, a Origem Justa também opera outras soluções de hospitalidade para o mesmo período.

Benevides
O condomínio de lotes urbanizados Nova Benevides, com cerca de três mil unidades, segue de vento em popa. Em área dos irmãos Márcio e Marcelo Carneiro, os dois concorrentes de resorts em Salinas viraram sócios como investidores no negócio, o Grupo BR (Guilherme Rodrigues e Ulli Braga) e o Grupo Vallepar (GAV).

Segurança
Base Fluvial Baixo Tocantins está com 100% da sua estrutura concluída. Agora será levada ao ponto para o fundeio, atracação e detalhes de energia solar e equipamentos. Helder deverá entregá-la em dezembro. Será a terceira no Estado, fechando a estratégia fluvial das bases.

Econômico
A família Saraiva, dona da rede de supermercados Econômico, inaugura, no final do mês, a sua sexta loja em Belém: na Celso Malcher, em pleno coração da Terra Firme. Será o primeiro supermercado no bairro, com 2.500 metros quadrados de área de vendas.

Lar
Vest Casa, varejo de artigos para o lar, contratou assessoria da Dr.Imóveis para desembarcar em Belém.

Tecnologia
Para o ITV- Instituto Tecnológico Vale, baseado em Belém, a Amazônia não se resume a extrativismo e desmatamento. Uma forma de gerar negócios, desenvolvimento e renda surge impulsionada por genoma, proteômica, inteligência artificial e nanotecnologia.

Jaborandi
O genoma do jaborandi pretende levar a novos remédios. Da folha se extrai pilocarpina empregada contra o glaucoma, vista cansada e distúrbios na boca e garganta. Na cosmética, shampoo que ajuda a reduzir a queda de cabelo.

Açaí
O ITV está sequenciando o genoma do açaí. As pesquisas apontaram que há variedades com concentração elevada de antocianina, que dá o tom roxo e tem poderosa ação antioxidante.

Carroço
O Instituto Serrapilheira investiga o caroço do açaí, que é 85% do fruto. Atualmente, só é aproveitada a polpa, isto é 15%. Já descobriram propriedades antioxidantes e antimicrobianas no caroço, que podem ser usados em produtos tópicos.

Tucupi
O estudo da proteômica chegou ao tucupi. A análise do proteoma pode indicar a seleção ideal de micro-organismos para produzir um tucupi de qualidade e homogêneo.

Ouriço
O Instituto Sarrapilheira trabalha no desenvolvimento de materiais ultrarresistentes e leves, com inspiração no fruto da castanha-do-pará, o ouriço.

Marajó
Na reta final o retrofit no Hotel Ilha do Marajó, em Soure. Ficará com 35 apartamentos, área completa de lazer, incluindo duas quadras de beach tennis e uma, oficial, de tênis. A internet é da Starlink. Dois restaurantes: o sofisticado Delano e o Dom Victor, este último aberto ao público. O hotel vai gerar 30 empregos diretos. O empreendimento tem o respaldo da Henvil.

Festival
O já tradicional Festival Musical do restaurante D’Italia, no Boulevard, será interpretado, em agosto, pela cantora paraense Lanna Bastos, trazendo duetos de sucessos internacionais das décadas de 50 a 90. No período de 26 a 30.

Show
Começam, neste domingo, as vendas do show da dupla Henrique e Juliano, que acontecerá em outubro no Mangueirão. Vendas exclusivamente no Pátio Belém.

Sustentabilidade
Seguindo a pegada de sustentabilidade, o Pátio Belém fez parceria com a empresa Purificatta para a instalação de uma máquina de hidratação em seu acesso principal, pela Padre Eutíquio. Água pura, filtrada e geladinha para quem andar com seu copo ou garrafa. Algumas máquinas semelhantes foram instaladas no Parque da Cidade.

Pós
Em breve, a Finama dará início ao seu primeiro curso de pós-graduação lato sensu, na área da Medicina. Será a Especialização em Psiquiatria Médica, desenvolvida com foco na prática clínica e na formação de excelência.

IA
A Usina Hidrelétrica Belo Monte agora conta com o apoio da Inteligência Artificial para tornar sua operação mais ágil, eficiente e segura: é o Operador Digital. O sistema, desenvolvido a partir da aquisição do PI System da AVEVA, integra diferentes bases de dados em uma plataforma única e inteligente.

Investimento
A XP decidiu focar no mercado do Pará. A meta é ampliar a presença com recrutamento e qualificação de assessores de investimento para cobrir todo o Estado. Segundo Larissa Falcão, gestora da XP no Norte, a empresa está de olho em Belém, Marabá e Parauapebas. Por questões culturais a maioria, no Pará, ainda investe apenas em boi ou tijolo. A missão da XP é oferecer conteúdo de qualidade para que o investidor inclua o mercado financeiro em suas opções.

EM ALTA
Lazer
Igor adotará áreas de lazer em ruas de Belém, aos finais de semana. A Orla de Icoaraci está na lista.
Totens
Começa nesta semana, a instalação de totem de segurança na região do Ver-o-Peso. O da Praça da República, próximo ao Da Paz, já está funcionando.
Econarrativa
O escritor paraense Ernesto Feio Boulhosa, membro da Academia Marajoara de Letras, lançará o romance “Jagarajó”, no dia 8, às 19h, na sede da APL.

EM BAIXA
COP
Apesar da crise midiática pela pressão de preços de hotéis, não há nenhuma disposição de Lula em qualquer mudança nos planos da COP.
Voo
A ANAC homologou o aeródromo de Soure, mas falta ainda sinalização noturna. Com mais 400 metros de pista poderia até receber jato. Mãos à obra.
Notícia
Existem blogs ditos atualizados, em Belém, que só fazem copiar conteúdo alheio sem o devido crédito. Pior: alguns ainda são patrocinados. Um bom cliente seria a Xerox.