MAURO BONNA

Fluência em inglês rende cachês dobrados nos bastidores da COP

As agências que organizam os eventos privados da COP estão oferecendo três mil reais a diária para mestre de cerimônia, sem inglês; e seis mil reais, com inglês

As agências que organizam os eventos privados da COP estão oferecendo três mil reais a diária para mestre de cerimônia, sem inglês; e seis mil reais, com inglês
As agências que organizam os eventos privados da COP estão oferecendo três mil reais a diária para mestre de cerimônia, sem inglês; e seis mil reais, com inglês

Cerimônia
As agências que organizam os eventos privados da COP estão oferecendo três mil reais a diária para mestre de cerimônia, sem inglês; e seis mil reais, com inglês. Aliás, recepcionistas e garçons com inglês estão muito bem cotados.

Restaurante
As chefs Tatiane e Wania Martins reabrem, hoje, o Pomme D’Or da Generalíssimo, o pioneiro. Depois de uma baita reforma, tornou-se, além de restaurante, um espaço aconchegante para pequenos eventos.

Votorantim
O Grupo Votorantim, através de sua controlada CBA- Companhia Brasileira de Alumínio, negocia parceria com grandes grupos estrangeiros para tocar projeto bilionário de alumínio no Pará, o Projeto Bauxita Rondon, inicialmente, 100% voltado para exportação.

Bauxita
A reserva de bauxita da CBA é a quarta de grande dimensão no País, no município de Rondon do Pará, depois das minas de Oriximiná, Paragominas e Juruti, todas no território paraense. O projeto é iniciar com produção de bauxita, em seguida a instalação de uma refinaria de alumina, concorrente da Alunorte, finalizando com uma fundição de metal, concorrente da Albras.

Refinaria
O empreendimento pensado pela CBA poderá ter a maior refinaria de alumínio do País, de oito milhões de toneladas anuais. A capacidade de extração de bauxita é de 18 milhões de toneladas por ano. Já saíram todas as licenças.

Política e Economia

Expert XP
No próximo dia 26, dentro da programação do evento Expert XP, em São Paulo, Helder e Ratinho Jr. vão debater sobre “O Brasil que se constrói nos Estados”.

Farmácia
A Finama abriu as inscrições para os seus dois novos cursos: Farmácia e Biomedicina, com vagas disponíveis nos três turnos. Agora, a Finama opera com nove cursos de graduação.

Cultura e Eventos

Biografia
Será em 1º de setembro, no Palacete Faciola, o lançamento do livro “Clara Pandolfo, uma Cientista da Amazônia”, biografia escrita pelo historiador Murilo Fiuza. Primeira mulher do Norte a se formar em Química, em 1929, Clara idealizou o monitoramento do desmatamento por satélite. O lançamento inclui, ainda, minidocumentário, site e palestras em escolas e instituições de Belém.

Rallye
Organizado por Fepauto e Fepam, com apoio da RBA, vem aí a 28ª edição do Rallye do Sol. Será no próximo dia 26, largando da praça central de Benevides até a orla do Maçarico, no Sal. São aguardados 200 participantes, sendo 120 motos.

Restaurante
Belém entrou na rota do grupo que surgiu com a fusão entre Alife Nino e Drumattos que, agora unidos, estão entre os 10 maiores grupos de food service do Brasil. Além do Camarada Camarão, o Drumattos opera a Camarão & Cia; já o Alife Nino trabalha as marcas Nino Cucina, Ninetto, Tatu Bola, Boteco Boa Praça e Rainha.

Em alta

Sal
Será neste sábado, às 17h, a inauguração da segunda das três passarelas urbanas projetadas para a Praia do Maçarico.
Capacitação
A Escola de Turismo do IFPA já capacitou e certificou 1.200 pessoas de olho na COP.
Turismo
O Brasil é o 2º país que mais cresce no Turismo Internacional. Está entre os líderes mundiais de crescimento, segundo ranking da ONU Turismo.

Em baixa

Saneamento
Diz o Trata Brasil, o Pará tem três municípios entre os piores em saneamento no País: Santarém, Belém e Ananindeua.
Básico
Nove das 20 cidades com os piores índices de saneamento básico do País ficam na região da Amazônia Legal.
Presos
Além de São Paulo, sede do PCC, o Pará supera o Rio, sede do CV, no envio de presos para as penitenciárias federais. Expansão da rota da cocaína.