Notícias

Faça um passeio no Picãozinho

Piscinas naturais de Picãozinho. Fotos: Divulgação
Piscinas naturais de Picãozinho. Fotos: Divulgação

Se tem algo que encanta os visitantes que vão ao Nordeste do Brasil, são as piscinas naturais, formadas por arrecifes. Nelas, é possível nadar, observar peixinhos, fazer mergulhos com cilindro ou snorkel, ou simplesmente ficar “de boa”, ao sabor da maré e do sol a pino. Apesar de Maragogi, em Alagoas; e Porto de Galinhas, em Pernambuco, estarem no “top of mind”, quando o assunto são piscinas naturais, é bom saber que a Paraíba também tem as suas, tão bonitas e impressionantes, quanto as dos estados vizinhos.

Turistas aproveitam o lugar por aproximadamente três horas

Em João Pessoa, por exemplo, bem em frente à praia de Tambaú, a uma distância de cerca de 1.500 metros estão as piscinas naturais de Picãozinho. Na orla da cidade, diversos agentes de turismo oferecem o passeio feito em embarcações durante a baixa da maré. E o que não falta é turista querendo conhecer os lagos formados pelos arrecifes, com águas mornas e límpidas, onde se admira a vida marinha e se aproveita para observar a bela orla da cidade, assim como pontos turísticos famosos da perspectiva do mar, como a praia e o Farol de Cabo Branco.

A localização do recife de Picãozinho, assim como João Pessoa, é o mais próximo que o Brasil está do continente africano. O passeio geralmente sai da orla de “Jampa” logo cedo. No rápido trajeto, feito em cerca de 15 minutos, os turistas são instruídos a preservarem o espaço, não pisar nos arrecifes , não alimentar os peixes e não deixar lixo. Contudo, é impossível não observar um contraste: o excesso de embarcações com certeza prejudica o meio ambiente, ainda mais com o fato de que todas vendem até churrasquinho, feitos no local, com uma fumaça que não combina em nada com o lugar.

Vista aérea dos arrecifes

De positivo, esses barcos têm até toboágua para crianças e adultos se divertirem escorregando em direção ao mar, além de serviço de bar e opcional de mergulho e fotos subaquáticas. Quando você for à Paraíba, não deixe de fazer o passeio para Picãozinho, que custa em média R$ 75 e dura aproximadamente três horas que valem muito a pena! Bom domingo!


Fale com o colunista: [email protected]