Notícias

Estado anuncia plano para prevenir violência nas escolas

Foto: Agência Pará
Foto: Agência Pará

Por Gerson Nogueira

A Secretaria de Estado de Educação (Seduc) e Secretaria de Segurança Pública e Defesa Social (Segup) convocam a imprensa para coletiva, nesta sexta-feira (31), as 11h, para anunciar ações de enfrentamento à violência nas escolas públicas do Pará. A ação rápida do Governo do Estado ocorre após o ataque praticado por um adolescente contra um colega de turma na escola estadual Palmira Gabriel, em Belém, na tarde desta quinta-feira, 30. Um aluno de 17 anos estava armado e acabou atacando outro estudante, que foi socorrido e levado para atendimento médico. O suspeito foi apreendido e levado para a delegacia especializada de atendimento ao adolescente.

IDOSOS

Dados do Ministério da Saúde indicam que, em 2030, a população brasileira de idosos ultrapassará o total de crianças entre 0 e 14 anos. À medida que os indivíduos envelhecem, o sistema imunológico sofre alterações contínuas, chamadas de imunossenescência, que contribuem para um aumento no risco de infecções e de evolução para formas graves de doenças como pneumonia bacteriana, herpes zoster, coqueluche, covid-19 e gripe. Pelos riscos acarretados pela infecção respiratória aguda, a gripe é vista hoje como uma das doenças mais preocupantes.

INFLUENZA

Por essa razão, a Organização Mundial de Saúde defende a vacinação como a melhor medida de prevenção, redução de complicações graves e de óbitos relacionados à gripe. Anualmente, a OMS emite recomendações sobre a composição das vacinas contra influenza. Hospitalizações e óbitos ocorrem principalmente entre os grupos de alto risco – como crianças menores de 5 anos, gestantes, portadores de doenças crônicas e idosos. Em todo o mundo, epidemias anuais resultam em cerca de 3 a 5 milhões de casos graves, causando até 650 mil óbitos.

CONCILIAÇÃO

A Defensoria Pública do Estado, por meio do Núcleo de Defesa do Consumidor, conquistou o “XIII Prêmio Conciliar é Legal”, na categoria mediação e conciliação extrajudicial, promovido pelo Conselho Nacional de Justiça (CNJ), em cerimônia prestigiada pela presidente do STF, ministra Rosa Weber. A honraria, entregue pelo ministro do TST e conselheiro do CNJ, Luiz Philippe Mello Filho, distingue instituições que contribuíram para a solução consensual de conflitos. Atualmente, o projeto da Defensoria conta com a adesão de 12 instituições financeiras.

TÍTULOS

O governador Helder Barbalho entregará hoje, em Castanhal, 100 títulos de propriedade com registro em cartório para famílias pré-selecionadas que moram no núcleo Jaderlândia. A entrega prioriza o público feminino, já que 79% dos títulos emitidos pela Cohab trazem o nome de uma mulher. Com a ação de hoje, o governo totalizará 1.403 títulos de propriedade entregues para famílias de Castanhal, desde 2019. No mesmo período, a Cohab alcançou também as cidades de Marabá e Redenção, totalizando 2.742 famílias beneficiadas com regularização fundiária.

PESQUISA

A Universidade Federal Rural da Amazônia (Ufra) irá assinar um termo de cooperação com a Hohai University, da China, hoje, às 9h, no pavilhão de salas do Campus Belém. A Ufra é a primeira universidade do Brasil a firmar esse acordo internacional, que se destina a pesquisa e desenvolvimento de novos fertilizantes orgânicos no Brasil entre discentes de graduação, mestrado e doutorado da Ufra e pesquisadores da universidade chinesa. O termo também prevê intercâmbio institucional de docentes, técnico-administrativos e discentes.

LINHA DIRETA

O governador Helder Barbalho entregará hoje o 2° Batalhão de Polícia Rural (2° BPRural) da PM, no município de Castanhal, na Região Metropolitana de Belém. Atualmente, a unidade tem um efetivo de 105 militares, e apoio de oito viaturas, sendo sete Pick-ups e uma Duster.

As novas instalações do 2° BPRural têm quatro salas, além de alojamentos masculino e feminino, banheiros, estacionamento, central de ocorrência e monitoramento rural, e ampla área de convívio para o efetivo do batalhão.

A construção do complexo esportivo da Ufopa na orla da Unidade Tapajós, em Santarém, já está em andamento. A assinatura simbólica da ordem de serviço entre a universidade e a construtora responsável ocorreu na segunda-feira, 27. A primeira etapa está prevista para ser entregue em agosto de 2023.

O Hospital Regional Público do Marajó, situado em Breves, está incentivando a produção de alimentos de forma sustentável por meio de hortas comunitárias, domésticas e escolares, adotando técnicas que não agridem o meio ambiente e gerando benefícios aos parceiros.

Foram prorrogadas até hoje (31) as inscrições ao Casamento Comunitário do TJPA. Em razão da grande procura, o sistema apresentou instabilidade. Para se inscrever, é necessário acessar o Portal do TJPA, preencher o formulário eletrônico e incluir fotos das documentações exigidas. Foram disponibilizadas 80 vagas.