Belém e Pará - O secretariado da Convenção-Quadro das Nações Unidas sobre Mudanças do Clima (UNFCCC) divulgou, nesta terça-feira (07), como irá funcionar o sistema de transporte para a COP30. De acordo com o comunicado enviado aos participantes cadastrados pela UNFCCC, o transporte dos participantes será fornecido por um sistema exclusivo de 15 linhas de ônibus destinadas aos membros credenciados para participar da conferência.
Para acessar os pontos de parada da COP30, os participantes precisarão apresentar seus crachás ou carta de credenciamento da UNFCCC. O sistema de transporte irá funcionar de maneira ininterrupta, 24 horas por dia, de 1 a 23 de novembro de 2025.
As principais vias de acesso do sistema exclusivo de transporte para a COP incluem as avenidas Nazaré, José Malcher, Almirante Barroso e Augusto Montenegro, além da BR-316. O sistema atenderá Belém e Região Metropolitana, incluindo Icoaraci, Outeiro, Mosqueiro, Ananindeua, Marituba, Santa Izabel, Benevides e Castanhal.
Para quem estiver hospedado em locais fora da área de cobertura dos ônibus exclusivos da COP, a organização do evento reforça que será possível utilizar as linhas de ônibus comuns da cidade. O ponto de desembarque mais próximo do evento é a Avenida Almirante Barroso, entre a Avenida Júlio César e a Avenida Dr. Freitas.
Outras modalidades
Além dos ônibus exclusivos da COP30, os participantes também poderão se deslocar para o local da conferência em taxis ou carros de aplicativo. No caso dos participantes que preferirem utilizar o serviço de táxi, deverão embarcar e desembarcar na Avenida Visconde de Inhaúma, entre a avenida Dr. Freitas e a Travessa Alferes Costa. Já quem optar pelos carros de aplicativos precisará fazer o embarque e o desembarque em uma área exclusiva na Avenida Rômulo Maiorana, entre a Avenida Dr. Freitas e a Avenida Lomas Valentinas. Esses locais de embarque e desembarque também funcionarão de 1º a 23 de novembro.
Transporte e Deslocamento na COP30
A organização da conferência explica, ainda, que não haverá estacionamento no local do evento. Logo, recomenda-se o uso dos ônibus da COP30. Mas, se ainda assim, o participante preferir se deslocar até o local do evento em veículo próprio (carro, ônibus ou van), o ponto de embarque e desembarque será na Avenida Duque de Caxias, onde não será permitida a permanência do veículo.
Há, ainda, a possibilidade de se dirigir ao Parque da Cidade, local do evento, utilizando veículos de mobilidade ativa, como é o caso de bicicletas compartilhadas, patinetes elétricos e bicicletas próprias. Segundo a organização, bicicletários estarão disponíveis próximo à entrada da Zona Azul, na Avenida Brigadeiro Protásio.
Mais informações e mapa de transporte
Mais informações sobre como funcionará o sistema de transportes para a COP30 podem ser obtidas aqui. No site é possível consultar, inclusive, um mapa digital de transporte, disponibilizado pelo Governo do Brasil, e que mostra a distribuição das linhas e pontos de parada do sistema de ônibus da COP30 em detalhes, além dos pontos exatos de embarque e desembarque para as demais modalidades de transporte.
Entenda
*Com informações da repórter Cintia Magno