A ministra da Gestão e da Inovação em Serviços Públicos, Esther Dweck, apresentou, na última sexta-feira (23), o balanço final das inscrições do Concurso Público Nacional Unificado (CPNU). Dos 2.144.435 de candidatos com inscrições confirmadas no chamado “Enem dos Concursos”, 996.395 estarão na disputa pelas 895 vagas efetivas de níveis médio e superior do IBGE, cujas remunerações iniciais variam de R$ 3.741,82 a R$ 9.373,19.
Somente para a função de “Técnico em Informações Geográficas e Estatísticas” do Instituto, de nível médio, são 316.543 candidatos, a 2° maior demanda de todo o CPNU. Ao todo, o concurso oferece 6.640 vagas, sendo o maior processo seletivo de vagas para o serviço público da história do país. O IBGE responde por 13,5% do total de vagas imediatamente disponíveis, recebendo 46,5% do total de inscritos aptos no certame.
O presidente do IBGE, Marcio Pochmann, comemorou os números de inscritos pleiteando uma vaga no Instituto por meio do CPNU. “Inegável sinalização de quanto os brasileiros admiram e confiam no seu maior instituto público de pesquisas, que segue comprometido com a realização de sua missão institucional de ‘Retratar o Brasil com informações necessárias ao conhecimento de sua realidade e ao exercício da cidadania’”, afirmou.
As oportunidades no “Enem dos Concursos” foram divididas em oito blocos temáticos. As vagas oferecidas pelo IBGE foram distribuídas em sete deles – apenas o bloco 4 não apresenta postos de trabalho no Instituto.
Mais sobre o CPNU
O estado de São Paulo foi a unidade da federação com maior número de inscritos confirmados no “Enem dos Concursos”, com o total de 228.452, seguido pelo estado do Rio de Janeiro, 223.248 e o Distrito Federal, com 220.442. Brasília foi o município com o maior número de candidatos aptos (220.442), com o Rio de Janeiro (127.248) logo em seguida.
A prova do CPNU será no dia 5 de maio e será aplicada em 220 cidades, localizadas em todas as Unidades da Federação, com questões objetivas específicas e dissertativas, por área de atuação. A divulgação dos resultados das provas objetivas e preliminares das provas discursivas e redações será realizada em 3 de junho. O resultado definitivo será anunciado em 30 de julho. A etapa de convocação para posse e realização de cursos de formação começará no dia 5 de agosto.