Notícias

Enem dos Concursos: qual o horário das provas e do fechamento dos portões?

Concurso Funai (Fundação Nacional dos Povos Indígenas) conta com 25 vagas por meio de processo seletivo de temporários
Concurso Funai (Fundação Nacional dos Povos Indígenas) conta com 25 vagas por meio de processo seletivo de temporários Foto: divulgação/Agência Brasil
RIO (AG) – No próximo domingo, dia 18 de agosto , os candidatos do Concurso Nacional Unificado (CNU) deverão estar atentos aos horários de abertura e fechamento dos portões dos locais de prova, que ocorrerão em dois turnos, pela manhã e à tarde.

Qual o horário de abertura dos portões das provas do ‘Enem dos Concursos’ no turno da manhã?

No turno da manhã , as avaliações terão início às 9h, mas os portões serão abertos às 7h30 e fecharão às 8h30 . A prova deverá ser realizada entre 9h e 11h30.

Como será a prova da manhã para o ensino superior?

Para os candidatos do ensino superior (blocos 1 a 7), a prova consistirá de 20 questões objetivas sobre conhecimentos gerais, além de uma questão dissertativa de conhecimento específico.

Como será a prova da manhã para o ensino médio?

Já para os candidatos do ensino médio (bloco 8), a prova terá 20 questões objetivas, de múltipla escolha, sobre Língua Portuguesa. Eles terão também que fazer uma redação.

Qual o horário de abertura dos portões das provas do ‘Enem dos Concursos’ no turno da tarde?

No turno da tarde , as provas terão início às 14h30, com abertura dos portões às 13h e fechamento às 14h . Mais uma vez, é imprescindível chegar com antecedência para garantir a entrada. A prova será ser realizada entre 14h30 e 18h.

Como será a prova da tarde para o ensino superior?

Para os candidatos do ensino superior (blocos 1 a 7), a prova consistirá de 50 questões objetivas sobre conhecimentos específicos, sendo uma prova diferente para cada bloco temático.

Como será a prova da tarde para o ensino médio?

Já para os candidatos do ensino médio (bloco 8), serão 40 questões objetivas sobre Matemática, Noções de Direito e Realidade Brasileira. Eles terão de marcar as opções A, B, C, D ou E, sendo uma única resposta correta.

O GLOBO, em parceria com o Direção Concursos, vai divulgar, a partir das 20h de domingo, o gabarito extraoficial das provas do CNU. Será realizada uma live, com transmissão no site e nas redes sociais do GLOBO, na qual mais de 20 professores comentarão as principais questões de todas as provas.

O que levar e o que não levar para o Concurso Nacional Unificado

Cartão de Confirmação – Se não levar impresso, o candidato deverá acessar o aplicativo no momento da identificação que acontecerá na entrada da sua sala. O aplicativo pode ser usado mesmo sem internet e é importante que já tenha sido baixado, antes de sair de casa. Não serão aceitas fotografias do documento, mesmo que estejam na galeria do telefone.

Documento de Identidade original com foto – Não serão aceitos em nenhuma hipótese cópias, mesmo que autenticadas. Veja os documentos que serão aceitos.

Caneta preta transparente – Não serão fornecidas canetas e não será permitido se comunicar durante as provas. Por isso, é recomendado que os candidatos levem mais de uma caneta reserva.

Acessórios – É recomendado o uso de roupas e sapatos confortáveis no dia da prova. Por outro lado, não será permitido o uso de relógio de qualquer natureza. É proibido também o uso de óculos escuros ou de quaisquer acessórios de chapelaria tais como chapéu, boné, gorro ou protetores auriculares.

Alimentação – É permitido levar alimentos e água no dia da prova. As embalagens dos alimentos devem estar lacradas e as garrafas de água precisam ser transparentes.

Eletrônicos – O candidato será eliminado se for constatado, durante as provas, o porte ou o uso de aparelhos sonoros, fonográficos, de comunicação ou de registro, eletrônicos ou não, tais como: agendas eletrônicas, gravadores, pen drive, fones de ouvido, livros, anotações, chaves com alarme, celulares ou similares.

Porta-objetos – Para ajudar, a Fundação Cesgranrio fornecerá aos candidatos envelopes porta-objetos para a guarda de materiais, bem como do telefone celular. Os envelopes deverão ser lacrados e guardados embaixo da carteira. Mas os aparelhos ainda precisarão estar desligados. Lembre-se de desativar eventuais alarmes!

Para reforçar a segurança do Concurso Nacional, os candidatos não poderão levar o caderno de provas , após nenhum dos turnos, para casa. O candidato que ficar até os 30 minutos finais da prova poderá usar uma folha para anotar suas respostas e levar para casa.

O tempo mínimo de permanência nos locais de provas em ambos os turnos é de duas horas . Caso termine antes do tempo, aproveite para revisar as questões. Se sair antes , o candidato será eliminado do concurso.