GERSON NOGUEIRA

Emergentes exibem suas armas no futebol paraense

O goleiro Vinícius, ídolo do Clube do Remo por sete temporadas, volta aos gramados e será uma das atrações do Campeonato Paraense

Vinícius vai defender o Bragantino. FOTO: SAMARA MIRANDA / REMO
Vinícius vai defender o Bragantino. FOTO: SAMARA MIRANDA / REMO

O goleiro Vinícius, ídolo do Clube do Remo por sete temporadas, volta aos gramados e será uma das atrações do Campeonato Paraense. Vai envergar a camisa 1 do Bragantino. O anúncio ocorreu ontem e chama atenção pela importância do guardião na história recente do futebol paraense. Mas ele não será o único atrativo da competição defendendo clubes emergentes.

Dioguinho e Felipe Gedoz devem ser os protagonistas do Castanhal, que busca mais uma vez atingir posição de relevância no Parazão, depois de uma sequência de resultados frustrantes nos últimos anos. Dioguinho foi revelado no próprio clube e depois teve passagens marcantes atuando na dupla Re-Pa.

Já Felipe Gedoz, outro ex-azulino (esteve no Leão de 2020 a 2022), volta ao Castanhal para tentar em 2025 dar ao time o brilho que não conseguiu na competição deste ano. Atuou em sete partidas, marcou dois gols – um deles muito bonito – mas não a ponto de conduzir o Japiim a um posicionamento melhor.

Apesar de ter uma grande rodagem por clubes brasileiros e de outros países, Gedoz tem 31 anos e ainda dispõe de qualidade técnica e condicionamento para encarar os gramados encharcados de um campeonato que é disputado sob as fortes chuvas do inverno amazônico.

Além de Dioguinho e Gedoz, o Castanhal foi buscar também o veterano Paulo Rangel para comandar a ofensiva. Autêntico andarilho do futebol nortista, o centroavante de 39 anos teve performances elogiadas na Tuna em 2023, marcando 9 gols em 19 jogos. Neste ano, marcou nove vezes defendendo o Moto Clube (MA).  

A Tuna também mostra fôlego para ir em busca de uma boa participação em 2025, que começa logo com a disputa da Supercopa Grão Pará contra o PSC. Gabriel Furtado, Lucas Paranhos (ex-PSC), Marlon e Dedé são alguns dos nomes confirmados pela Lusa.  

De todos os emergentes que estão se movimentando para fortalecer suas equipes, o Bragantino foi quem se destacou mesmo com a contratação de Vinícius. Liberado pelo Remo em fevereiro deste ano, após longo e produtivo período entre 2017 e 2023, o goleiro de 40 anos aceitou voltar aos gramados e deve ser uma das atrações do Parazão.

Vereador até 2023, Vinícius parecia ter se aposentado dos gramados após sair do Leão. Por essa razão, o acerto com o Bragantino causou surpresa e criou um clima de expectativa. A idade nunca foi problema para goleiros e o ex-azulino firmou conceito pelo profissionalismo e dedicação à profissão. Sem dúvida, é uma das mais interessantes contratações da temporada.

Com show de Vini, Real sossega o facho do Pachuca

O começo da partida passou a impressão de que o Pachuca iria criar problemas para o Real Madrid. Com a correria habitual, o time mexicano tentou aplicar sobre o campeão europeu a mesma estratégia vitoriosa do confronto com o Botafogo, quando explorou o cansaço dos alvinegros para conquistar um triunfo surpreendente. Com isso, os espanhóis não tiveram dificuldades em garantir a vitória e o 9º título mundial de clubes.

Ocorre que o Real, além de não estar exaurido como o Glorioso, conta com um elenco estelar, incluindo Mbappé, que era dúvida para o jogo, mas acabou escalado e abriu o placar no fim do primeiro tempo, completando para as redes uma espetacular jogada do The Best Vinícius Jr.

O brasileiro recebeu passe na entrada da área, avançou com dribles curtos sobre a marcação e deu um passe açucarado a Mbappé, que fechou na pequena área. O gol não arrefeceu o ânimo dos mexicanos, que continuaram a insistir nas jogadas de velocidade e nos contra-ataques, embora com menos afoiteza do que nos jogos anteriores.

A final da Copa Intercontinental teve como palco o belíssimo Lusail Stadium, em Doha, que sediou a decisão da Copa do Mundo de 2022, vencida pela Argentina de Messi sobre a França de Mbappé.

Veio a etapa final e o segundo gol do Real aconteceu logo aos 7 minutos. Um golaço do brasileiro Rodrygo, que recebeu passe de Modric e mandou um chute em curva, no canto esquerdo da trave mexicana.

Ainda haveria tempo para o terceiro gol madridista, que veio pelos pés do melhor jogador do mundo. Vini, que fazia uma partida de altíssimo nível, assumiu a cobrança de um pênalti nos minutos finais, ampliando o placar para 3 a 0. Vitória justa e previsível, sem sustos ou contratempos.

Diante das excelentes notícias dos últimos dias, Vini só precisa agora acertar o pé e caprichar nos dribles quando estiver na Seleção Brasileira. É claro que, pelo escrete, ele não tem um técnico do calibre de Carlo Ancelotti e nem parceiros do porte de Mbappé, Bellingham e Modric, mas vale a torcida.

Fim do suspense: Remo oficializa opção pela Libra

Logo após obter o acesso à Segunda Divisão, o Remo passou a ser assediado pelos dois blocos de clubes nacionais – Libra e LFU – para fechar acordo por seus direitos comerciais. Finalmente ontem, os azulinos anunciaram oficialmente a adesão à Libra, seguindo os passos do rival PSC.

Com isso, o Leão irá receber parte da verba que o grupo arrecada na Série A, que corresponde ao contrato de direitos de transmissão assinado com a Rede Globo em março. Caberá o montante de 3% do valor total aos membros da Libra que disputam a Série B.

Quando a Libra fechou negociação, oito integrantes estavam na Série B e ficou decidido que cada um deles receberia 12,5% do total repassado. Este percentual será concedido ao Remo, como novo integrante.

O acordo de transmissão da Libra está orçado em R$ 1,17 bilhão, o que deve garantir ao Remo cerca de R$ 4,4 milhões. Outra receita proveniente da área de mídia, com a venda dos direitos de transmissão da Série B, deve resultar em novo repasse aos azulinos.