DENÚNCIA

Elite Segurança: Vigilantes temem perda de direitos trabalhistas

Vigilantes contratados pela Elite Segurança denunciam a troca de nome da empresa e a oferta de demissão voluntária. Saiba mais!

Vigilantes contratados pela Elite Segurança denunciam a troca de nome da empresa e a oferta de demissão voluntária. Saiba mais!
Vigilantes contratados pela Elite Segurança denunciam a troca de nome da empresa e a oferta de demissão voluntária. Saiba mais!

O Sindicato dos Vigilantes do Pará (Sindivipa) recebeu denúncias de trabalhadores contratados pela Elite Segurança, que está em recuperação judicial, informando que a empresa está propondo aos vigilantes que peçam demissão voluntária, com a promessa de serem contratados pela GK Serviços de Segurança LTDA.

No entanto, segundo o Sindicato, a GK possui o mesmo CNPJ da Elite, ou seja, houve apenas uma troca de nome. De acordo com a entidade, os vigilantes que trabalham na antiga Elite estão preocupados com a situação e, a princípio, não estão aceitando fazer o pedido de demissão, por diversas razões, entre elas o risco de abrir mão de direitos trabalhistas e, principalmente, a incerteza quanto à possibilidade de serem aproveitados na nova empresa em um eventual novo contrato.

“Ela deixou de ser Elite e passou a ser GK, conforme publicado no Diário Oficial da União. Mas só trocou o nome; o CNPJ é o mesmo. Alguns trabalhadores da Elite me abordaram e relataram que a empresa está pedindo para que eles entreguem os cargos em troca de uma vaga na nova empresa. Chamaram para conversar. A pessoa entrega o cargo e garante o emprego. Se não entregar, será demitido e receberá os direitos na Justiça. Trocaram o nome, mas o espírito é o mesmo. A empresa faz um acordo, não o cumpre, e quem sofre é o trabalhador. Estamos alertando sobre essa situação, porque a troca de nome foi feita dentro da legalidade, mas a recuperação judicial está em andamento e estamos atentos a essa proposta. Se a empresa não fez o pagamento do FGTS, ela continuará enganando na GK Serviços de Segurança Ltda. Isso é uma tremenda falta de respeito e consideração com os profissionais da segurança privada”, denunciou Robival da Costa Maia, presidente do Sindivipa.

Atrasos de salários são frequentes, denuncia vigilante

Um vigilante ouvido pelo DIÁRIO, que pediu anonimato por temer represálias, revelou que os atrasos salariais são frequentes, além da não realização dos depósitos do FGTS nas contas dos trabalhadores. Eles agora enfrentam também o atraso no pagamento das duas parcelas do 13º salário. Em maio deste ano, o Sindicato denunciou que a antiga Elite não estava pagando o ticket alimentação dos funcionários, que estava atrasado há três meses, além dos recorrentes atrasos salariais. Outros profissionais saíram de férias e retornaram sem receber os valores devidos. Na época, houve um protesto em frente à sede da empresa cobrando providências.

O DIÁRIO tentou entrar em contato com a empresa GK Serviços de Segurança para obter um posicionamento, mas não obteve sucesso.