DEFESA
Os eleitores da Amazônia querem um presidente da República que conheça profundamente a região. Uma pesquisa inédita, encomendada pela Fundação Amazônia Sustentável (FAS), revela o que pensam as pessoas da região sobre a eleição presidencial. Sobre os candidatos à presidência, o eleitor vai escolher quem melhor defenda a região. Para 58,2% dos eleitores dos nove Estados da Amazônia Legal (Acre, Amapá, Amazonas, Maranhão, Mato Grosso, Pará, Rondônia, Roraima e Tocantins), o conhecimento aprofundado sobre os problemas da região e a defesa da floresta são fatores que devem influenciar a definição do voto.
DEBATES
A pesquisa também mostra a insatisfação do eleitorado com a governança da Amazônia: 75,4% não confiam nos políticos em se tratando da região e do meio ambiente, sendo que 56,5% dos entrevistados consideram que a Amazônia não recebe a devida importância nos debates entre candidatos. Questionados sobre os temas mais relevantes nas eleições de 2022 em uma escala de 0 a 10, os entrevistados elencaram a saúde (9,3), a educação (9,2), a segurança (8,8), o combate à corrupção (8,8) entre os primeiros lugares. O meio ambiente apareceu na 7ª posição (8,3).
PRISÃO
Melquias de Souza Raposo, o Nego Souza, empresário acusado de chefiar uma quadrilha formada por madeireiros, empresários e advogados com atuação na região do Marajó, foi preso nesta quarta-feira (31) por policiais do NIP (Núcleo de Inteligência da Polícia Civil). Ele é investigado pela prática de crimes de estelionato, cárcere privado, falsificação de documento, associação criminosa e desmatamento na gleba Jacarepuru, no município de Portel, no Marajó. Melquias tem prisão preventiva decretada pela Justiça, após ser denunciado por comunitários de Jacarepuru.
ABASTECIMENTO
Os preços de insumos e mão de obra utilizados pelos extrativistas paraenses de açaí, buriti, andiroba, borracha natural e castanha-do-Pará serão atualizados pela Companhia Nacional de Abastecimento (Conab). Os trabalhos serão realizados até 5 de setembro e os valores serão registrados no Sistema de Informações Agropecuárias e de Abastecimento (Siagro). As pesquisas aconteceram em Abaetetuba, Belém, Bujaru, Igarapé-Miri, Ponta de Pedras, Belterra e Oriximiná. A avaliação de preços busca identificar todas as despesas feitas com a produção.
DIREITOS
A decisão proferida no processo nº 0014681-88.2019.8.14.0051, do juiz Flávio Oliveira Lauande, da Vara de Execução Penal de Santarém, foi eleita a melhor na categoria “Direitos das Pessoas privadas de liberdade” pela Comissão Julgadora do Concurso Nacional de Decisões Judiciais e Acórdãos em Direitos Humanos, do CNJ. O anúncio foi feito pelo ministro Luiz Fux, na 355ª sessão ordinária do Plenário. O concurso premia magistrados cujas decisões e acórdãos efetivem a promoção dos direitos humanos e a proteção às diversidades e vulnerabilidades.
AUDIÊNCIA
A Secretaria de Planejamento e Administração (Seplad), realizará no dia 16 de setembro, às 10h, audiência pública on-line sobre a Lei Orçamentária Anual (LOA) 2023, através do canal da secretaria no YouTube. A LOA é o dispositivo que estima as receitas e autoriza as despesas do governo de acordo com a previsão de arrecadação. O objetivo é concretizar as metas propostas no Plano Plurianual (PPA), segundo as diretrizes estabelecidas pela Lei de Diretrizes Orçamentárias. Todos podem participar enviando sugestões ou questionamentos por meio do chat do YouTube da Seplad.
MANGUEIRAS
A Secretaria Municipal de Meio Ambiente (Semma) informou que irá substituir as duas mangueiras que foram retiradas, anteontem, na avenida Presidente Vargas próximo ao Theatro da Paz. Ambas estavam com os troncos apodrecidos. A Semma explicou que as árvores poderiam cair a qualquer momento e causar acidentes graves, por conta da grande quantidade de público que utiliza o local. Duas mudas de mangueiras serão plantadas hoje pela manhã, substituindo as árvores sacrificadas.
JULGAMENTO
O juiz Gabriel Veloso de Araújo, titular da 3ª Vara Criminal de Santarém, indeferiu o pedido de adiamento do júri popular do réu Francisco Márcio Pereira da Costa, marcado para hoje, 2. Militar, Márcio Costa será julgado por tentativa de homicídio, que teve como vítima, o jovem Wellington Junior Bastos Jati, em novembro de 2015. A vítima tinha 15 anos à época e foi baleada pelo acusado quando caminhava na rua, no bairro Nova República. A defesa alegou problemas mentais, mas o juiz não aceitou a argumentação.
CORRUPÇÃO
A Polícia Civil realiza o I Curso de Nivelamento de Combate à Corrupção e à Lavagem de Dinheiro. O objetivo é qualificar os servidores que estão ingressando na Diretoria Estadual de Combate à Corrupção (Decor). O secretário de Estado de Segurança Pública, Ualame Machado, enfatizou a importância do curso: “Este é um curso que vai beneficiar e orientar os novos componentes da Decor sobre técnicas modernas de investigação e garantir que os policiais do Pará estejam cada vez mais preparados para combater a corrupção no nosso Estado”.
COMÍCIO
O atraso de duas horas não afastou o público, que lotou o comício de Lula ontem à noite no bairro do Guamá. Como tem se repetido em outras cidades, Janja pegou o microfone e fez questão de cantar junto com a apresentadora do evento.
RESGATE
A frente do palco ficou tão cheia de gente que duas pessoas chegaram a passar mal. O presidente do PSOL, Juliano Medeiros, pediu ao público que abrisse para que a ajuda médica pudesse fazer o resgate.
PROIBIÇÃO
A Justiça Federal em Itaituba atendeu pedido do MPF e proibiu o governo federal de leiloar áreas dentro da Floresta Nacional (Flona) do Amanã, onde existe registro de indígenas vivendo em isolamento voluntário.
SUSPENSÃO
A decisão suspende a licitação atual, que teve abertura de propostas no dia 31 de agosto, e impede a realização de novos certames dentro da Flona por “impossibilidade legal de realização de atividade” na área.
CHAMADAS
A Procuradoria-Geral de Justiça informa que o Gabinete Militar pode atender as chamadas de membros e servidores por meio do serviço “Fale com o Gabinete Militar”, pelo número (91) 98896-3705.
EXPOSIÇÃO
O fotógrafo Celso Lobo expõe 120 fotografias selecionadas em “Caraparu e seus encantos”, que estará no estande da Academia Paraense de Letras na 25ª Feira Pan-Amazônica do Livro e das Multivozes, a partir de hoje, no Hangar Convenções e Feiras da Amazônia.
CONAB
Os preços de insumos e mão de obra utilizados pelos extrativistas paraenses de açaí, buriti, andiroba, borracha natural e castanha-do-brasil serão atualizados pela Companhia Nacional de Abastecimento (Conab).
REGISTRO
Os trabalhos serão realizados até o próximo dia 5 de setembro e os valores serão registrados no Sistema de Informações Agropecuárias e de Abastecimento (Siagro).