Mundo

DIÁRIO DO PARÁ e DOL terão cobertura especial da COP27

DIÁRIO DO PARÁ e DOL terão cobertura especial da COP27

Luiz Flávio

O jornal DIÁRIO DO PARÁ e o Portal Diário OnLine (DOL) terão cobertura especial da última semana da 27ª Conferência das Nações Unidas sobre Mudanças Climáticas (COP27), que iniciou no último dia 6 e encerra na próxima sexta-feira (18) na cidade de Sharm El-Sheikh, no Egito. A repórter Carol Menezes, da editoria de Política do DIÁRIO, embarcou ainda na sexta (11) para o país para a sua primeira cobertura internacional.

“É um dos mais importantes eventos de debates climáticos do planeta. Acredito que tudo que eu acho ou espero vai mudar vendo de perto a magnitude do evento, o nível das discussões, as participações de líderes mundiais. Sem falar no desafio de reportar isso para os leitores com o máximo de detalhes, estando sempre atenta aos bastidores, aos detalhes que às vezes passam batido, que é algo que sempre me interessa muito e acho que enriquece o texto final”, afirma a jornalista.

Segundo ela o governo do Pará andou do lado contrário do governo federal nos últimos quatro anos ao puxar para si a responsabilidade e o protagonismo da discussão ambiental, no que se refere à importância de se pôr em prática um projeto de desenvolvimento sustentável e social, que aliasse preservação ambiental à geração de emprego e renda para os mais de cinco milhões que moram na região amazônica.

Evento das Nações Unidas iniciou no último dia 6 e segue até a próxima sexta-feira (18). FOTO: Agência Senado

“Não acredito que será diferente agora, ainda mais em um evento que marca o tão esperado retorno do Brasil a esse debate, com a presença do presidente eleito, Luiz Inácio Lula da Silva (PT), uma das presenças mais esperadas para falar não só sobre as temáticas da COP 27, já que o Brasil e o mundo esperam que ele possa anunciar o nome do (a) ministro (a) do Meio Ambiente ou pelo menos anunciar medidas e políticas de cuidado com a Amazônia e seus habitantes”, aponta.

Camilo Centeno, vice-presidente do grupo RBA, diz que, tanto o jornal como o portal, não poderiam ficar de fora de uma cobertura própria de um evento da magnitude da COP27, tendo em vista de que inúmeros assuntos que serão debatidos no evento se relacionam diretamente à Amazônia e, por consequência, ao Estado do Pará. A jornalista ficará no Egito até o encerramento do evento,

“Fizemos questão e destacar uma repórter até o Egito porque o meio ambiente é um assunto que precisa ser abordado de todos os ângulos e a nossa cobertura será diferenciada porque a jornalista estará acompanhando a agenda do governador Helder Barbalho e do presidente Lula, dando um olhar e uma abordagem regional às pautas ambientais que mais nos interessam, com matérias exclusivas tanto para o jornal como para o DOL”, afirma Centeno.