SAIBA COMO SE CADASTRAR

Dia Nacional da Doação de Órgãos reforça importância do gesto solidário

Os dados do Colégio Notarial do Brasil (CNB), apontam que, desde abril de 2024, quando o documento foi lançado, o Pará tem 173 solicitações deste documento emitidas.

Reprodução/Agência Pará
Reprodução/Agência Pará

No dia 27 de setembro, o Brasil celebra o Dia Nacional da Doação de Órgãos, data instituída pelo Ministério da Saúde para conscientizar a população sobre a importância desse gesto de solidariedade que pode salvar vidas. Quem deseja ser um doador, pode formalizar a intenção por meio do documento chamado Autorização Eletrônica de Doação de Órgãos (AEDO), emitido de forma gratuita e totalmente virtual. 

Os dados do Colégio Notarial do Brasil (CNB), apontam que, desde abril de 2024, quando o documento foi lançado, o Pará tem 173 solicitações deste documento emitidas. A AEDO é uma forma eletrônica de autorizar a doação de órgãos, tecidos e partes do corpo humano, que integra a Central Nacional de Doadores de Órgãos. O documento tem validade jurídica e, em caso de necessidade, o médico do paciente poderá acessar e agir de acordo com a declaração.

Com mais de 42 mil pessoas na fila por um transplante no Brasil, a AEDO representa um instrumento poderoso de conscientização e engajamento. No Pará, segundo a Secretaria de Saúde (Sespa), nos primeiros seis meses de 2025, o estado alcançou 231 transplantes, com destaque para transplante de  córnea (178), rim (33), medula óssea (14) e fígado (6). 

“A AEDO é um avanço histórico que conecta a solidariedade com a tecnologia, permitindo que qualquer cidadão manifeste sua vontade de doar órgãos com segurança e validade jurídica. No Pará, estamos comprometidos em ampliar o acesso a esse serviço e fortalecer a cultura da doação como um gesto de amor à vida”, afirma Larissa Rosso, presidente do CNB/PA.

Como funciona a AEDO

O processo para solicitar o documento é totalmente digital, realizado por meio da plataforma e-Notariado. O interessado acessa o site www.aedo.org.br, solicita gratuitamente um Certificado Digital Notarizado, realiza videoconferência com um tabelião de notas e assina eletronicamente o documento, escolhendo quais órgãos deseja doar. O documento pode ser revogado a qualquer momento pelo cidadão.

Manual do potencial doador

Nesta quinta-feira, 25, a Fundação Santa Casa de Misericórdia do Pará lança o Manual de Manutenção do Potencial Doador, desenvolvido pela instituição e validado pela Secretaria de Saúde do Pará. O lançamento ocorre dentro do I Fórum Interdisciplinar sobre a Manutenção do Potencial Doador, que reunirá, de 8 às 11h, médicos, fisioterapeutas, assistentes sociais, nutricionistas, odontólogos, psicólogos e  enfermeiros e técnicos de enfermagem, entre outros profissionais da área de saúde.