Notícias

Dezembro, um ótimo mês para conhecer o Caripi

Vista aérea do Caripi. Foto: Agência Pará
Vista aérea do Caripi. Foto: Agência Pará

Não é preciso ir muito longe de Belém para aproveitar um fim de semana de praia em um lugar com infraestrutura boa e tranquilidade, a depender do período escolhido. Em Barcarena, no Distrito de Vila dos Cabanos, a Praia do Caripi é um convite a curtir dias de sol, areia e banho de rio.

Praia do Caripi. Foto: Divulgação

O balneário tem como destaque o Samaúma Park Hotel, que tem piscinas, jardins, quadras poliesportivas, restaurante de frente para a praia – aberto para não hóspedes -, além de chalés para hospedagem e uma luxuosa suíte, a Tupã, em cima de uma samaumeira, um verdadeiro cartão-postal conhecido como Casa da Árvore, que pode ser explorado ao menos do lado de fora, para quem não está hospedado, e rende uma bela vista da praia.

Outras opções de hotéis com boa infraestrutura são os Equinócios – Essential e Executive, ambos confortáveis, ainda que não sejam pé na areia, mas recomendados para quem vai de veículo particular, o que facilita bastante a locomoção.

Casa da Árvore no Hotel Samaúma. Foto: Flickr

O deslocamento de Belém para a Vila dos Cabanos pode ser feito de quatro maneiras, de estrada, via Alça-Viária; de barco e ônibus, via TransArapari; via Foca, com embarque ao lado do Ver-o-Peso; e de balsa e estrada, pela Avenida Bernardo Sayão. Seja qual for a escolha, o destino fica a aproximadamente uma hora e meia da capital paraense.

A Praia do Caripi conta com uma orla revitalizada e uma gama de restaurantes à beira do rio, onde cerveja gelada e peixe frito são destaques, além de música ao vivo em alguns deles. Assim como acontece na maioria das praias brasileiras, vários vendedores oferecem de brinquedos infláveis a protetores solares, petiscos e pescados recém-saídos do Rio Pará, mas nada que incomode e tire o sossego do visitante.

As águas tranquilas quase não têm ondas, mas é preciso tomar cuidado com as pedras e com a profundidade, principalmente quando a maré está cheia, o que não impede o banho.

Quem quiser, pode caminhar pela orla por alguns minutos e chegar em outra praia, a da Fazendinha, que na verdade é a continuidade do Caripi, mas um pouco mais deserta e, por isso mesmo, bonita, só que esse pedaço não tem a infraestrutura encontrada no balneário vizinho.

Outra opção de praia, ainda que mais distante, é a de Sirituba, na ilha de Trambioca. O local é mais rústico e com pouca infraestrutura, mas tem um visual único, elogiado por todos que a conhecem. A recomendação é programar uma visita levando tudo o que você vai precisar.

A noite do Caripi é badalada. No próprio Samaúma existe programação no restaurante, mas o centro da Vila dos Cabanos também reserva inúmeros bares e restaurantes que podem ser visitados pelo turista com tranquilidade.

Se você gosta de lugares aconchegantes e ainda não conhece a Vila dos Cabanos e o Caripi, tente aproveitar agora, no período das férias escolares. É aquele ditado, não deixe para amanhã o que você pode fazer hoje!

Fale com o colunista: [email protected]