Notícias

Da Barra até a Ondina, conheça o circuito turístico do Carnaval de Salvador

 Farol da Barra, a balaustrada e os coqueiros da Avenida Oceânica. Foto: Luiz Octávio Lucas
Farol da Barra, a balaustrada e os coqueiros da Avenida Oceânica. Foto: Luiz Octávio Lucas

Daqui a dois finais de semana, milhares de brasileiros estarão nas ruas para pular o Carnaval, algo que não foi possível nos dois últimos anos, em virtude da fase mais aguda da pandemia de Covid-19. Entre esses foliões, muitos estarão em Salvador, na Bahia, pela primeira vez ou de volta, afinal, uma vez no Carnaval soteropolitano, é difícil não querer sempre estar lá nesse período. Para os felizardos, a principal atração do período atende pelo nome de Circuito Barra-Ondina, ou Dodô, um trajeto de aproximadamente 4,5 quilômetros entre o Farol da Barra até a Avenida Milton Santos (antiga Adhemar de Barros), na Ondina, onde fica a dispersão dos trios elétricos. Tudo na orla, com o belo visual da Baía de Todos os Santos.

O percurso é um dos circuitos oficiais da Folia de Momo em Salvador, sendo hoje o de maior concentração de turistas e também de artistas baianos de maior expressão nacional. Os outros circuitos são o Osmar, ou Campo Grande/Avenida, no centro histórico, além do Batatinha, no Pelourinho. 

Praia de Porto da Barra, uma das mais bonitas de Salvador

Da Barra até a Ondina, o que não falta é ponto turístico para admirar, enquanto se curte a folia. Os cartões postais começam logo na concentração dos trios, nas imediações da Praia do Porto da Barra, uma pequena enseada, protegida por arrecifes, que formam um balneário de águas calmas, com uma pequena faixa de areia, repleta de cadeiras de praia e guarda-sóis, alugados pelos locais. A beleza natural da praia contrasta com o belo Forte de Santa Maria, construído a partir de 1614. Destaque para o emblema do Império do Brasil. O forte foi tombado pelo Iphan, em 1938, e é administrado pela Marinha. Desde maio de 2016, abriga o Espaço Pierre Verger da Fotografia Baiana.

Mais adiante, já de onde partem os trios, é possível admirar o imponente Farol da Barra, que dispensa apresentações. Neste ponto, o trio faz a curva e ganha a Avenida Oceânica, com sua mureta branca, conhecida por balaustrada, pontuada por coqueiros e a proximidade de outro ponto com vista de tirar o fôlego, o Morro do Cristo, com um mirante onde se avista toda a praia da Barra, o engarrafamento dos trios e o Farol ao fundo. O morro é todo gramado,também tem coqueiros e uma imagem de Cristo, esculpida em mármore carrara pelo artista italiano Pasquale De Chirico. Aqui, você estará no meio do percurso. 

Morro do Cristo e o gramado para contemplar a vista da Baía de Todos os Santos

Ao seguir atrás do trio elétrico, você vai começar a descer a Oceânica até a Ondina. É aí que vem os camarotes mais famosos, com seus carnavais particulares, em lugares como o Clube Espanhol. Nesse caminho mais um lugar de interesse, o Morro do Gato, um ponto onde os cantores tradicionalmente param para fazer um show particular para a pipoca que se concentra no local. Imperdível! 

As Gordinhas da Ondina

Tenha fôlego para caminhar, e pular, mais um pouco, até o Ondina Apart Hotel, com uma arquitetura moderna fabulosa, que lembra um transatlântico. É a reta final do percurso, até que se chegue na Avenida Milton Santos, famosa pelas três estátuas das Gordinhas, esculturas da artista plástica Eliana Kértsz. Elas têm quase quatro metros de altura e pesam uma tonelada e meia, cada uma. Aqui já é a hora de ir embora, ou ficar mais um pouco para acompanhar a chegada dos demais blocos.

Bell Marques na Pata do Camaleão

Para finalizar, a Milton Santos ainda reserva mais uma atração, a Praça e Pata do Camaleão, outro monumento no canteiro central feito em homenagem aos 40 anos do Bloco Camaleão, um dos mais tradicionais de Salvador. É folia, é Carnaval! Não tenha medo de levar seu smartphone para registrar todos esses lugares. Basta ter cuidado e sensibilidade para turistar atrás do trio! 



Fale com o colunista: [email protected]

Nos siga no Instagram: @colunadiariodebordo