MONKEYPOX
A Secretaria Municipal de Saúde (Sesma) implementa a partir desta semana um novo fluxo de atendimento e manejo dos casos suspeitos de Monkeypox (varíola do macaco) na rede municipal de saúde. O assunto foi discutido na última sexta-feira (19) numa faculdade particular da cidade. O objetivo é encontrar a melhor forma de prestar assistência diante do novo cenário da doença. No Pará, ainda não há casos de transmissão sustentável. Os casos confirmados até o momento foram registrados em pacientes que vieram de viagens de outros Estados. Até o último sábado (20) eram 6 os casos da doença confirmados no Estado.
ESTIGMA
Professores e técnicos da área de infectologia e virologia apresentaram um panorama geral sobre a varíola – erradicada em 1970 – e destacaram a importância da vacina para controle da doença. Um dos pontos mais importantes apontados pelos especialistas na reunião foi a necessidade de combater o estigma que envolve a Monkeypox: a doença não deve ser associada a homens que fazem sexo com homens, como tem se falado erroneamente. A doença acomete qualquer um de nós, com sintomas semelhantes a outras doenças, como sífilis, herpes e varicela.
TRANSFORMAÇÃO
Lilia Melo, professora que atua em escolas estaduais da Terra Firme e nas Usinas da Paz, é citada no livro “50 professores que estão transformando a América Latina”, A publicação congrega as histórias de professores da América Latina coletadas para o Global Teacher Prize pela Fundação Varkey, a conceituada organização de atuação global focada na melhoria dos padrões de educação para crianças e jovens carentes, em parceria com a Unesco. São dezenas de relatos de trabalhadores da educação que utilizam, de forma autônoma, diferentes recursos para melhoria da aprendizagem, incluindo materiais reciclados a tecnologias de informação e comunicação.
REVOLUÇÃO
No caso de Lilia Melo, as linguagens artísticas que emergem na periferia foram o ponto de partida para uma verdadeira revolução no Ensino Médio. Com o projeto “Juventude negra periférica: do extermínio ao protagonismo”, a professora paraense promoveu o resgate da autoestima de jovens da Terra Firme ao fomentar a reflexão e a produção de manifestações culturais críticas pelos estudantes, através da dança, teatro, artes visuais, música e poesia, visando o reconhecimento da identidade afro-indígena e ribeirinha do bairro. O projeto gerou vídeos-documentários que circulam nas redes sociais do Projeto Cine Clube TF, desdobramento do projeto original coordenado por Lilia.
VALORIZAÇÃO
O promotor Alexandre Tourinho, empossado na última sexta-feira na presidência da Associação do Ministério Público do Estado do Pará (Ampep) promete uma gestão de união e diálogo, focada na valorização das prerrogativas e da carreira dos promotores. Na atual gestão serão criados 2 novos prêmios: O “Promotora de justiça Symone Morhy de Siqueira Mendes Lauria”, para o melhor trabalho forense na área criminal, e o “Promotor de justiça Fabrício Ramos Couto”, para a melhor prática exitosa. Tourinho foi eleito em junho com mais de 80% dos votos válidos para presidir a entidade, que tem 51 anos de existência e conta hoje com 416 promotores associados.
REDUÇÃO
A taxa de mortalidade infantil no Brasil caiu pela metade em 20 anos: de 26,1 óbitos por mil nascidos vivos (2000), para 13,3 óbitos por mil nascidos vivos (2019). No Pará a mortalidade infantil (0 a 12 meses) no mesmo período, também teve queda significativa de 38,44% do coeficiente: 24,58 (2000) para 15,13 óbitos por mil nascidos vivos (2019). De 2019 a 2021 a redução foi de 3,11% nos óbitos infantis. A taxa de moralidade infantil em Belém se mantem baixa, sendo menor do que 20 óbitos por mil nascidos vivos. Houve um pequeno aumento em 2020 em relação a 2019 (3,3%), mas a partir de 2021 voltou a cair, com redução de 5,1% em 2021 em comparação a 2020.
REABERTURA
A Sefa reabriu na última sexta-feira o novo prédio para Grandes Contribuintes, pessoas físicas ou jurídicas com altos rendimentos. No prédio, que fica na Trav. 14 de abril, em Belém, cerca de 30 servidores estão à disposição para atendimento em horários comercial.
FURTO
A Secretaria Municipal de Saúde de Belém (Sesma) informa que o Centro de Testagem e Aconselhamento (CTA) não funcionará nesta segunda-feira (22). O prédio está sem energia porque todo cabeamento foi furtado neste fim de semana. O atendimento no espaço ficará suspenso até que os serviços de reparo sejam realizados e a energia do prédio seja restabelecida.
AÇÃO
Na quarta-feira (24) o Procon Pará comemora 34 anos com uma ação na Usina da Paz da Cabanagem, em Belém, das 8h às 14h. Serão oferecidos diversos serviços em parceria com a Cosanpa e a Equatorial Energia.
MALÁRIA
De janeiro a julho deste ano foram confirmados no Pará 9 mil casos de malária. Para dinamizar as notificações de casos e combater a doença, técnicos Sespa participaram semana passada do Curso Básico de Epidemiologia Aplicada à Vigilância das Doenças Transmissíveis. A atividade teve duração de 180 horas e reuniu participantes das secretarias estaduais de Saúde da Região Norte.
ENGENHARIA
O engenheiro André Tavares se licenciou do cargo de presidente do Clube de Engenharia do Pará (CEP) para a disputa da presidência do CREA-PA, cuja eleição será em novembro. Quem assumiu a presidência do clube na última terça-feira foi o 1º secretário Alemar Dias Júnior.
PRÉ-ENEM
Mais de 2.100 estudantes de escolas públicas do Estado começaram as aulas do Polo Metropolitano Pré-Enem, que atende alunos de Belém, Ananindeua, Benevides, Santa Bárbara e Marituba. Com 23 professores, o planejamento das aulas inclui as temáticas do conteúdo previsto nas provas do Enem, que devem acontecer em novembro.