Quando se fala em uma viagem para o México, a primeira coisa que vem à cabeça é Cancún. O destino praiano é badalado, mas não muito longe dele existe um paraíso exuberante e bem mais simples e aconchegante, que também merece ser visitado, a ilha de Cozumel.
Para chegar em Cozumel é preciso atravessar de ferry de Playa del Carmen. A travessia é feita pela Ultramar em uma embarcação confortável em diversos horários e dura aproximadamente 45 minutos, tempo que nem se vê passar, por causa da paisagem exuberante do mar de águas azuladas, calmas e cristalinas e com a banda que toca durante o trajeto clássicos do rock em um verdadeiro espetáculo em troca de alguns dólares ao fim da apresentação. A travessia custa em média 12 dólares.
Em Cozumel, o ar é de cidadezinha do interior, com pequenos hotéis e pousadas simples, mas a preços bem mais em conta que Cancún. A ilha é cercada de praias, mas sem dúvidas a mais famosa e encantadora se chama “El Cielo”. Como o próprio nome sugere, a praia é “O Céu” na Terra.
Imagine um balneário de água transparente e calma, com areia fina e branca, raso e ponteado por estrelas do mar. O cenário celestial e a perder de vista de tão grandioso é um convite a relaxar e se sentir no paraíso em pleno México. Enquanto você curte a praia, as arraias passeiam tranquilamente ao redor, um espetáculo à parte naquela infinidade de mar. Aliás, quem gosta de mergulho com cilindro tem na ilha um dos melhores pontos do mundo para isso.
O passeio para a “Playa El Cielo” é contratado logo na entrada da ilha por inúmeros locais que o oferecem em pequenas embarcações, algumas com chão transparente para otimizar a experiência. Em média, se paga cerca de R$ 300, com direito a open bar de refrigerante, água e a tradicional (e traiçoeira) tequila, além de um ceviche para finalizar o passeio, que também inclui fotógrafo para garantir os cliques dentro da água e perto das estrelas do mar (serviço opcional, mas indispensável).
Destaque também para a simpatia dos mexicanos, tanto os guias, quanto os turistas locais, sempre interessados em fazer amizade, matar a curiosidade sobre o Brasil e seu Carnaval, inclusive pedindo para ouvir as músicas daqui.
Se der sorte, como aconteceu com este colunista, você pode até ser convidado por eles para um almoço em um restaurante após o passeio, tudo por conta e com uma justificativa bem amistosa e verdadeira: “Temos certeza que quando formos ao Brasil vocês farão o mesmo por nós!”. A intenção é essa!
E nada melhor do que conhecer algo indicado por quem conhece o lugar. No caso, o restaurante escolhido foi o La Choza Cozumel. O cardápio também foi selecionado pela família mexicana e, obviamente, estava bem apimentado e saboroso.
Na rua principal de Cozumel, onde são oferecidos os passeios, existem várias lojinhas com artesanatos e demais lembranças da ilha, além de casas de câmbio, aluguel de veículos e lojas de grifes famosas como a Louis Vuitton e Hard Rock Café. Aproveite esse pedaço de paraíso mexicano!
(Fale com o colunista [email protected])