JC Concursos
O novo concurso dos Correios pode ter sua comissão organizadora formada já no decorrer de março. A definição foi anunciada por meio de comunicado interno que trata do que foi discutido no último dia 22 de fevereiro, durante a Mesa Nacional Permanente de 2024. Em 31 de janeiro, o presidente da empresa, Fabiano Silva dos Santos, já havia anunciado que pretende realizar a seleção de forma rápida.
A empresa já contava com um cronograma preliminarmente definido, que determinava que a comissão organizadora seria indicada em maio. No entanto, nada impede que o processo seja antecipado, em decorrência da grande necessidade de pessoal.
O cronograma inicialmente anunciado também determina que a escolha da banca deve ocorrer até 14 de junho, com a publicação do edital de abertura de inscrições em 22 de outubro e aplicação das provas em 21 de dezembro. Como a comissão está sendo antecipada, é possível que as demais datas também sejam.
Embora o concurso ainda não conte com cargos e vagas definidos, informações preliminares apontam que a intenção é publicar dois editais ainda em 2024. O primeiro já conta com alguns cargos preliminarmente definidos: médico, enfermeiro e engenheiro (nível superior), e técnico e auxiliar (nível médio).
Nota técnica interna divulgada em dezembro pelos Correios já indicava que está em fase de estudos a elaboração de um modelo para que seja realizado um Plano de Desligamento Voluntário (PDV) ou Incentivado (PDI).
A nota também indica que já estão sendo feitos estudos internos sobre a necessidade de pessoal. Análise preliminar prevê a necessidade de nada menos do que 6.919 servidores, além de 13.838 cadastros reserva de pessoal, o que corresponde a um total de 20.757 postos.
A intenção é reoxigenar o quadro de funcionários, com a possibilidade de contratar novos servidores sem grande aumento de despesas.
Cargos normalmente oferecidos no concurso dos Correios e requisitos
Atendimento Comercial, Carteiro e Operador de triagem e transbordo – certificado, devidamente registrado, de conclusão de curso de ensino médio ou curso técnico equivalente, expedido por instituição de ensino reconhecida pelo órgão competente;
Auxiliar de Enfermagem do Trabalho Júnior – Ensino Médio e certificado de conclusão de curso de Auxiliar de Enfermagem;
Técnico de Segurança do Trabalho Júnior – Ensino Médio e de Curso de Técnico em Segurança do Trabalho;
Engenheiro de Segurança do Trabalho Júnior – Diploma ou certificado de conclusão de Bacharel no curso de Engenharia ou Arquitetura. Certificado de conclusão de curso de especialização em Engenharia de Segurança do Trabalho, em nível de pós-graduação. Registro profissional e comprovante de regularidade no respectivo Conselho de classe;
Enfermeiro do Trabalho Júnior – Nível superior em Enfermagem, com especialização em Enfermagem do Trabalho;
Médico do Trabalho Júnior – Ensino superior em Medicina; especialização em Medicina do Trabalho, em nível de pós-graduação, ou certificado de residência médica em área de concentração em saúde do trabalhador ou denominação equivalente.
Última seleção
O último concurso ocorreu em 2017. Antes disso, outra seleção havia sido realizada em 2011. Em 2017, os cargos foram os seguintes: Auxiliar de Enfermagem do Trabalho Júnior – 12 vagas; Técnico de Segurança do Trabalho Júnior – 21; Enfermeiro do Trabalho Júnior – 2; Engenheiro de Segurança do Trabalho Júnior- 9; Médico do Trabalho Júnior – 44. A organizadora, na ocasião, foi o Iades.
Em 2011 foi realizado concurso para Agente de Correios, incluindo: Carteiro, Atendente Comercial, Operador de Triagem e Transbordo.